Veja Os 4 Maiores Beneficios De Optar Pelo Holerite Digital.jpeg

Veja os 4 maiores benefícios de optar pelo holerite digital

Ferramenta que surgiu há pouco tempo, o holerite digital visa a redução da emissão de papéis e a aposentadoria de impressoras especiais. Ou seja, ele proporciona mais agilidade para que um colaborador possa armazenar e acessar as informações contidas nesse documento.

Ele tem, basicamente, as mesmas funções do recibo de pagamento comum impresso em papel-contínuo ou A4. No entanto, esse formato é disponibilizado pelas empresas em meio digital e se tornou uma novidade que vem modificando a forma de trabalho dos setores de departamento social nas empresas.

Neste post, você descobrirá o que é holerite digital, como ele pode ser usado e quais são as suas principais vantagens. Confira!

O que é o holerite digital?

O holerite digital tem o mesmo objetivo do recibo de pagamento impresso, ou seja, demonstrar ao funcionário os proventos recebidos, bem como os descontos ocorridos em seus vencimentos mensais.

No entanto, ele é disponibilizado em meio digital, ficando a pessoa livre para decidir se vai imprimir ou apenas armazenar. Além disso, as formas de disponibilização são variadas.

Por exemplo: algumas empresas criam páginas on-line nas quais o funcionário, munido de uma identificação própria que somente ele tem acesso, poderá entrar na área restrita e consultar o holerite.

Já outras empresas recorrem ao envio de e-mails automatizados, utilizando sistemas avançados para realizar esse tipo de operação de forma mais rápida.

Quais informações ele deve carregar?

O holerite digital carrega as mesmas informações do antigo e conhecido documento impresso, como:

  • razão social e CNPJ da empresa;
  • dados do colaborador;
  • discriminação;
  • quantidade e valores dos proventos e dos descontos; e
  • base de apuração de impostos.

Quais são as principais vantagens do holerite digital?

1. Economia de gastos com papel

Como a disponibilização do holerite é realizada em meio digital, não há a necessidade de imprimir o recibo. Dessa forma, ele poderá ser armazenado em servidores após a entrega aos colaboradores.

2. Praticidade e facilidade na emissão de relatórios

Como esses documentos precisam ser emitidos em sistemas de gestão de folha de pagamento, é possível criar relatórios com mais praticidade. Dessa forma, a gestão da empresa pode ter uma informação sobre os gastos com funcionários com poucos cliques.

Além disso, a utilização de um sistema que gera o holerite digital, em alguns casos, também poderá ser utilizado para gerar as informações necessárias para preenchimento e envio do eSocial.

3. Redução do risco de erro humano

Além de possibilitar a emissão de relatórios com mais eficiência, o holerite digital também reduz a ocorrência de erros nos cálculos da folha de pagamento, que podem ser gerados pela displicência dos profissionais envolvidos nesse processo.

Sabemos que os erros no cálculo do salário dos funcionários podem gerar multas e sanções graves para a empresa. Portanto, com a utilização dessa ferramenta, esses problemas podem ser praticamente extintos.

4. Facilidade de acesso

Por fim, o holerite digital também proporciona mais facilidade de acesso tanto para o empregado quanto para o empregador, que poderão emitir o documento a qualquer instante. Inclusive, é possível que o colaborador retire o holerite de meses anteriores, caso necessário.

O holerite on-line é uma ferramenta com o objetivo de agilizar o trabalho das empresas e facilitar o acesso dos funcionários ao documento.

Quer saber mais sobre o holerite digital? Então, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *