Certificado Digital

Saiba quais são os benefícios do Certificado Digital!

O Certificado Digital é um documento eletrônico que utiliza um sistema super seguro, por meio de algoritmos matemáticos, que é capaz de garantir a confidencialidade, integridade e, principalmente, a autenticidade de informações eletrônicas.

Muito utilizada em empresas, essa ferramenta, também chamada de e-CNPJ, é a chave que abre a porta de acesso a várias funcionalidades, além de ser obrigatória para a transmissão de algumas declarações e demonstrativos.

Mas, você sabia que o certificado digital pode trazer incontáveis benefícios às pessoas físicas? Neste artigo vamos listar alguns deles. Confira.

Transações bancárias online

O uso de certificado digital para pessoas físicas, e-CPF, garante e facilita a identificação do cliente pelo banco. Com isso, diminui-se o risco de fraude, permitindo ainda que a instituição financeira possa disponibilizar mais funções para transações online.

É muito comum que os bancos limitem o acesso aos serviços ou movimentações de seus clientes, certamente para garantir a sua própria segurança. No entanto, alguns bancos oferecem mais serviços para aqueles clientes que possuem um certificado digital cadastrado na agência.

Essa utilização para o certificado digital facilita em muito a vida de pessoas que precisam fazer movimentações bancárias diversas ao longo do dia, principalmente aquelas com valores mais elevados.

Identificação ou assinatura eletrônica

A tecnologia do certificado digital permite que os processos, que antes só poderiam ser efetuados pessoalmente por meio de papéis impressos, possam ser feitos de forma eletrônica, dispensando a presença do portador.

É possível, por exemplo, assinar contratos digitalmente, tendo eles o mesmo valor jurídico que aqueles assinados presencialmente, além de economizar com despesas cartorárias com reconhecimento de firmas.

Fornecimento de procurações

Qualquer empresa pode gerar, com seu certificado digital de e-CNPJ, procuração eletrônica para a outra pessoa portadora do e-CPF, para realizar determinadas transações em seu nome perante a receita federal ou outros órgãos e autoridades da administração pública.

Essa funcionalidade do certificado digital é muito comum entre os sócios de empresas no Brasil. Além de ser uma obrigatoriedade, ele traz uma série de outros benefícios para o empresário na gestão do seu negócio.

Utilização na declaração do imposto de renda

Todo portador de certificado digital pode fazer download da declaração do imposto de renda pré-preenchida, restando apenas que o contribuinte faça o preenchimento das informações de rendimentos e pagamentos efetuados no período.

Com o e-CPF é possível acelerar todo o processo, desde o início até a conclusão do processamento da declaração, por parte da Receita Federal.

Por exemplo, quando é exibida a informação “em análise”, é um sinal de que o contribuinte caiu na “malha fina”. O certificado digital ajuda na retificação de dados, tornando o processamento e a conferência mais rápidos.

Além disso, essa prática gera uma boa economia, pois existem casos em que o contribuinte sequer precisa contratar um contador para gerar sua declaração.

Participação em leilões eletrônicos

O portador de um certificado digital poderá utilizar a ferramenta para participar de leilões eletrônicos da Receita ou Polícia Federal.

Por meio do portal E-CAC da Receita Federal, que pode ser acessado com o certificado, o interessado terá acesso aos leilões em andamento.

É possível visualizar os anúncios disponíveis, o preço inicial, bem como as datas de início e término para o recebimento de lances.

Além disso, no portal acessado com certificado digital, também é possível visualizar as fotos de cada um dos itens que estão sendo leiloados.

Gostou deste artigo sobre certificado digital? Então assine nossa newsletter para ficar atento às novidades sobre gestão e administração do seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *