índices Contábeis

5 índices contábeis que você precisa conhecer para o sucesso da empresa

Você sabia que existem índices contábeis capazes de medir a saúde financeira do seu negócio?

Conhecer e entender esses indicadores pode fazer com que você eleve o nível de gestão da sua empresa a um patamar consideravelmente superior.

Poucos empresários e gestores conhecem os índices contábeis e a sua importância para a empresa, tampouco aplicam essa ferramenta em seus negócios.

Pensando nisso, decidimos escrever este artigo contendo explicações sobre eles, bem como para mostrar 5 indicadores que você precisa conhecer para alcançar o sucesso em sua empresa. Confira!

Os índices contábeis e a importância deles para a empresa

Os índices contábeis são calculados por meio das informações existentes no balanço patrimonial e demonstração de resultados de uma empresa.

Eles visam medir o desempenho do negócio, apresentando indicadores sobre a sua rentabilidade, endividamento e capacidades de pagamento das despesas de curto e longo prazo.

Os índices contábeis funcionam como uma importante ferramenta de gestão financeira e servem para avaliar a saúde do negócio utilizando os dados registrados pela própria contabilidade do empresa.

Com eles é possível saber se uma empresa tem um endividamento alto, se é capaz de liquidar suas despesas com o capital próprio, entre outras informações importantes.

Confira agora os 5 principais índices contábeis essenciais para o sucesso do seu negócio:

1. Índice de Liquidez Geral (ILG)

Esse indicador mede a saúde financeira da empresa a longo prazo. Ele é calculado pela divisão do ativo circulante (todo dinheiro que a empresa possui em caixa, bancos ou aplicações de curto prazo) mais o ativo não circulante (valores que a empresa tem a receber) com o passivo circulante (dívidas de curto prazo) mais o passivo não circulante (dívidas de longo prazo).

O ideal é que o índice da sua empresa seja sempre maior que 1%. Isso significa que a cada R$ 1,00 existente no passivo (dívidas) você tem exatos R$ 1,00 para pagar com recursos próprios.

Nesse caso, existe um empate entre despesas e valores em caixa, mas o ideal é que sempre seja maior que 1%.

2. Índice de Liquidez Imediata (ILI)

Esse indicador mede a relação direta entre os valores disponíveis da empresa e as dívidas de curto prazo.

Assim como no ILG, é desejável que o índice de liquidez imediata seja sempre maior que 1%.

3. Índice de Liquidez Corrente (ILC)

O ILC é considerado como o indicador mais importante para um negócio. Ele demonstra se a empresa tem condições de pagar as obrigações de curto prazo com os valores existentes em seu ativo circulante.

Quando o valor é maior que 1, significa que a empresa tem capacidade para liquidar essas obrigações. Quando é igual, significa que ambos valores são equivalentes. Quando menor, indica que a empresa não é capaz de quitar totalmente as suas obrigações de curto prazo caso fosse necessário.

4. Índice de Endividamento Geral (IEG)

O indicador de endividamento geral mede, exatamente, quanto do ativo de uma empresa foi adquirido com recursos de terceiros e ainda consta em aberto.

O cálculo é bem simples, bastando dividir o ativo e passivos totais apurados em um balanço patrimonial.

O ideal é que o valor seja menor que 1. Sendo assim, se uma empresa apresenta um índice de 0,80 significa que 80% do seu ativo total foi financiado com recursos de terceiros.

5. Índice de Composição do Endividamento (ICE)

Esse indicador mostra como estão distribuídas as obrigações da empresa perante os terceiros (fornecedores e credores diversos), se no curto ou longo prazo.

Ele é calculado dividindo o passivo circulante pela soma da mesma conta com o passivo não circulante.

Nesse caso, é importante que o resultado seja menor que 1%. O percentual apurado no cálculo é o equivalente à dívida de curto prazo que a empresa possui.

Ou seja, se o seu negócio apresenta um ICE de 0,60, significa que 60% das suas dívidas são de curto prazo, e será necessário mais investimento no capital de giro para cumprir com as obrigações.

Gostou deste artigo sobre os índices contábeis de uma empresa? Gostaria de conhecer mais sobre softwares de gestão financeira e contabilidade para o seu negócio? Então, entre em contato conosco! Teremos imensa satisfação em atender você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *