Erp Para Gestao Financeira Entenda O Que E E Qual Sua Importancia.jpeg

ERP para gestão financeira: entenda o que é e qual sua importância

Para que um empreendimento consiga crescer e alcançar uma posição de destaque no mercado, é fundamental que utilize mecanismos eficazes a fim de atingir metas.

Para isso, é preciso observar a área de finanças, pois é ela que demonstra a maior necessidade de ter um sistema de análise e controle estruturado. É importante, então, fazer uso de um ERP para gestão financeira, que permite uma melhor administração de processos.

O ERP (Enterprise Resource Planning, sigla do inglês) reduz perdas, otimiza o tempo e melhora bastante a sua produtividade. Com esse sistema, você terá o controle unificado de várias áreas de sua empresa, de forma a conseguir acompanhar toda a sua produção e ter uma gestão financeira eficiente.

Pensando nisso, preparamos este post para que você entenda o que é e qual a importância desse sistema para o seu negócio. Confira agora!

O que é um ERP

Ele é um sistema de gestão empresarial que visa substituir o uso de programas isolados para cada área. Ou seja, o ERP tem a função de unificar o que diversos programas oferecem em apenas um software, promovendo, assim, a devida integração entre os setores.

Dessa forma, o ERP cumpre o seu papel de interligar módulos para cada área, gerenciando todos os dados de uma empresa, sendo uma solução fundamental para qualquer negócio.

Outra questão importante é que cada empreendimento pode constituir o sistema de acordo com suas necessidades, fazendo o uso apenas de módulos que precisa. Além disso, é possível combinar esses módulos e adaptá-los para qualquer campo de atuação de sua empresa.

Embora o ERP seja associado a grandes negócios, são diversas as vantagens para a gestão de micro e pequenas empresas por causa da flexibilidade apresentada pelo sistema. Isso gera resultados satisfatórios ao empreendimento e proporciona grandes vantagens perante a concorrência.

Importância do ERP para gestão financeira

Os softwares de gestão financeira atuais permitem uma organização bem mais eficiente dos dados da empresa, por meio de um mecanismo inteligente e integrado, que possibilita o controle à distância de todas as suas aplicações.

O controle financeiro é, sobretudo, a administração de todas as atividades financeiras do empreendimento e a sua consequente avaliação. É realizado por meio de relatórios retirados das informações patrimoniais e do controle de fluxo de caixa.

O gerenciamento financeiro eficaz faz com que você tenha sempre a real visão da sua empresa, contribuindo para a correta tomada de decisões. Com isso, você consegue ponderar de modo mais operativo as possibilidades de investimentos, os momentos de recuos, de diminuição de despesas, entre outros.

Veja algumas das principais opções de gestão financeira que um ERP possibilita:

1. Gestão eficiente do fluxo de caixa

fluxo de caixa está relacionado às receitas e às despesas que estão em movimento na empresa no decorrer de um certo período. Assim, é preciso que você faça o controle do fluxo de caixa todos os dias. No entanto, isso pode variar conforme o tamanho do empreendimento e a quantidade de negócios produzidos.

O sistema de gestão financeira possibilita que você realize o controle do fluxo de caixa em tempo real, à distância e com todos os dados necessários.

Dessa forma, é possível que você tenha um controle muito maior sobre a saúde financeira do seu empreendimento.

2. Segurança das operações financeiras

Imagine fazer o controle financeiro do negócio usando o tradicional caderninho de anotações. Uma pequena distração pode fazer com que você perca todas as informações anotadas, o que compromete a gestão da empresa.

O software possibilita realizar o trabalho com muito mais segurança, uma vez que ele protege os dados de maneira que eles jamais se percam.

3. Agilidade na tomada de decisões

Com o uso de plataformas online, é mais simples tomar decisões sobre o seu negócio. Então, suponha que você receba uma proposta para um investimento e seja necessário tomar a decisão em um tempo reduzido sobre fazê-lo ou não.

A saúde financeira do seu empreendimento é fundamental para essa deliberação e, por isso, é preciso ter as informações à mão para saber como agir.

Isso se torna viável com um bom ERP para gestão financeira, que fornece uma visão global das finanças da sua empresa e permite que você decida seus rumos com maior probabilidade de acerto.

Benefícios de sua utilização

Confira agora alguns dos benefícios que um ERP voltado para a gestão financeira pode oferecer à sua empresa.

1. Reduz custos

O uso de um sistema de gestão financeira é um grande investimento para o seu empreendimento, uma vez que, em médio prazo, é possível recuperar todo o capital investido por meio da economia que ele possibilita.

Vários gastos que integram o orçamento empresarial podem ser diminuídos ou até mesmo eliminados. São despesas com documentação, impressões, funcionários trabalhando em tempo extra, entre muitas outras.

2. Aumenta a segurança contra falha humana

Uma boa parte dos problemas administrativos em uma empresa são decorrentes da falha humana. Com o uso de um software, dados incorretos, por exemplo, não podem ser registrados no sistema. Além disso, o programa avisa quando há algum equívoco.

3. Melhora o controle de estoque

Realizar o controle eficiente do estoque de uma empresa pelos meios tradicionais pode ser bastante trabalhoso, além de oferecer riscos ou falhas. Um ERP para gestão financeira permite que o seu estoque seja integrado ao software e atualizado em tempo real conforme cada mercadoria é vendida.

4. Oferece maior segurança no armazenamento de informações

A armazenagem de dados financeiros do negócio em mídias físicas como HDs, CDs, pen drives, entre outras, pode ser muito perigoso, uma vez que basta ocorrer alguma falha ou avaria para que todas as valiosas informações sejam perdidas. Por isso, um sistema ERP é a solução, visto que todos esses dados são armazenados em nuvem e você pode acessá-los remotamente.

5. Otimiza os processos

A automatização de todos os processos relacionados à empresa faz com que sua área financeira fique muito mais ágil, precisa e eficiente. Por isso, esse sistema deve ser implementado o quanto antes em seu negócio.

Enfim, ao analisar tudo que o ERP proporciona, fica fácil compreender a importância de ter esse mecanismo nos negócios. Não é apenas uma questão de capricho, mas sim uma necessidade para que sua gestão se torne eficaz e que sua empresa cresça frente ao mercado competitivo.

E aí, gostou do nosso post sobre ERP para gestão financeira? Entre em contato conosco e veja como nossas soluções podem ajudar a sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *