Emissao De Notas Fiscais Automação

Emissão de notas fiscais: saiba se é hora de automatizar este processo

A partir de Janeiro de 2017 passaram a valer as novas regras para a emissão de notas fiscais. O Fisco informou também que a partir dessa data não haverá atualização do emissor gratuito de NF utilizado por milhares de empresas em todo o Brasil.

Com essa novidade, ter um bom sistema para emissão e gerenciamento de notas fiscais passou a ser uma ferramenta essencial para todas as empresas. Foi pensando nisso que resolvemos escrever este artigo. Veja agora algumas dicas importantes para saber qual o momento ideal de investir na automatização de emissão de notas fiscais.

Os diferentes tipos de notas fiscais

No Brasil, existem alguns tipos diferentes de notas fiscais, mas hoje vamos nos focar nos dois tipos mais comuns: as notas fiscais de venda de produtos e prestação de serviços.

As notas de vendas são emitidas seguindo critérios e exigências estabelecidos pela SEFAZ (Secretaria de Estado da Fazenda) de cada Estado, uma vez que a venda de produtos gera o tributo conhecido como ICMS, que é de competência dos Estados.

Já as notas de prestação de serviço são emitidas com base nos parâmetros estabelecidos pelas Prefeituras Municipais, uma vez que essas atividades geram o tributo chamado ISS (imposto sobre serviço), que é de competência exclusiva dos municípios.

A importância do Certificado Digital para a emissão de notas fiscais

Para tornar a nota fiscal válida e autêntica, é requerida uma assinatura por parte de quem a emite. Essa assinatura é feita exclusivamente por meio eletrônico, com a utilização do Certificado Digital.

Entretanto, a importância de se ter um certificado digital ultrapassa a mera necessidade de assinatura nos documentos fiscais. Ele é uma ferramenta que garante a segurança, confidencialidade, autenticidade e integridade das informações digitais enviadas ao Fisco.

A importância da automatização do processo de emissão de notas fiscais

Independentemente do tamanho da empresa, é fundamental investir em softwares de automatização e gestão de notas fiscais. O principal benefício que esse sistema proporciona à gestão é a facilidade de emitir relatórios gerenciais confiáveis, que poderão ser utilizados na tomada de decisões na empresa.

Outro grande benefício é a economia no armazenamento de dados fiscais, bem como a facilidade de localizar e consultar os documentos. Também é possível integrar os dados e informações gerados no sistema com outros softwares, tornando algumas rotinas diárias mais simples.

Além disso, ter um software de automatização de emissão de notas fiscais proporciona aos gestores a tranquilidade de saber que todas as exigências impostas pela legislação fiscal estão sendo cumpridas, uma vez que esses sistemas estão em frequente atualização para atender a essas exigências.

Empresa e contador: como a automatização pode estreitar essa relação

A partir das mudanças na legislação, tornou-se ainda mais necessário estreitar a relação entre a gestão da empresa e o contador.

É praticamente impossível que um gestor, que deve se preocupar com a administração, qualidade, treinamento de pessoal, prestar informações à diretoria, dentre outras atividades envolvidas, possa estar por dentro das frequentes mudanças na legislação tributária. Isso é função de profissionais especializados, que estudam esse assunto. O papel do contador nas empresas torna-se cada vez mais importante e melhorar essa relação é algo que pode levar a empresa para outro nível de organização e gerenciamento.

A facilidade que um software de automatização para emissão e gerenciamento de notas fiscais proporciona, faz com que todos os processos de entrada e saída fiquem integrados com a Contabilidade, permitindo que esse profissional tenha informações mais seguras, precisas e específicas que serão utilizadas em tomadas de decisões gerenciais importantes.

Com todas essas informações, você já tem uma base para decidir se agora é o momento ideal para investir na automatização da emissão de notas fiscais. Ainda tem alguma dúvida sobre esse processo? Deixe um comentário logo abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *