Qual E A Hora Certa Para Investir Em Um Software De Gestao Financeira.jpeg

Qual é a hora certa para investir em um software de gestão financeira?

A administração financeira é uma grande responsabilidade e um dos fatores que mais contribuem para o sucesso de qualquer negócio.

Existem inúmeras formas de realizá-la e a dificuldade para decidir o momento de investir em um software de gestão financeira é realidade comum a muitos empresários e administradores.

Para vencer esse bloqueio, escrevemos este artigo com as melhores dicas para lhe mostrar que a melhor hora de somar um bom software aos seus recursos é agora. Boa leitura!

O que é um software de gestão financeira?

Um software de gestão financeira tem como objetivo automatizar os processos de planejamento, operação, controle e análise de contas a pagar, contas a receber, crédito e cobrança e tesouraria.

Não se trata de um recurso disponível apenas para grandes empresas. Existem soluções para atender a todos os tamanhos de negócios e customizados para todos os nichos.

A seguir, listamos alguns benefícios que ele proporciona.

Otimização de processos

O mundo dos negócios exige respostas rápidas e, para isso, a maior parte de suas atividades precisa contar com processos automatizados. Fazer a gestão financeira por meio de planilhas impede uma série de otimizações nos seus procedimentos rotineiros, entre as quais:

  • acesso de vários usuários de forma simultânea ao mesmo processo;
  • padronização de formulários, rotinas e controles;
  • eliminação de operações e controles desnecessários;
  • controle do nível de acesso de cada funcionário;
  • integração de dados de diversos departamentos.

Confiabilidade e agilidade nas informações

Uma vez que a implementação de um software de gestão traz otimização para a empresa, diminui significativamente o risco de erros que podem comprometer a qualidade da informação gerada. Problemas como fórmulas erradas, dados duplicados ou deletados e erros de digitação são plenamente mitigados.

O software de gestão oferece a informação de forma centralizada em bancos de dados. Isso traz precisão e consistência para a informação e melhora a segurança dos dados, deixando muito mais fáceis e ágeis os processos de backup.

Transformar os dados armazenados em informações úteis se torna muito mais prático, já que é possível padronizar os relatórios mais utilizados para que sejam obtidos em poucos comandos.

Melhor tomada de decisão

Quando não se tem agilidade no levantamento de informações, tarefas importantes podem acabar sendo ignoradas. Deixar de controlar o fluxo de caixa, por exemplo, é um dos maiores erros financeiros que um gestor pode cometer e, para gerenciá-lo, é preciso conhecer e controlar todas as entradas e saídas da empresa. Convenhamos que isso se torna muito mais complicado sem um bom software de gestão financeira.

Eliminar o trabalho manual na hora de fazer relatórios e consultas ainda permite mais tempo livre para o gestor, que pode ser utilizado para melhorar a qualidade das análises financeiras.

Mais rentabilidade para o seu negócio

Decisões melhores significam melhores resultados e menos dor de cabeça na gestão de todo o negócio. Para aumentar a rentabilidade da sua empresa, o planejamento de gastos e investimentos e o controle rigoroso das finanças são fundamentais.

Como a área financeira está interligada a todos os outros departamentos, suas melhorias se refletem em mais planejamento e melhor controle. Como consequência, a empresa atinge maiores rentabilidade e lucratividade.

Perspectiva de longo prazo

À medida que as atividades de sua empresa crescem, gerir manualmente as informações financeiras torna-se impraticável. Quanto antes sua empresa se estruturar para o crescimento, mais rápido ele virá.

Alguns anos atrás, o alto custo para adquirir um sistema de gestão dificultava a decisão de investimento. Hoje, porém, bons sistemas exigem investimento muito menos significativo, o que reforça uma resposta bastante prática: a hora certa para investir em um software de gestão financeira é agora.

Se ainda resta alguma dúvida a respeito, deixe seu comentário aqui no post que teremos prazer em seguir a conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *