4-dicas-para-fazer-uma-gestao-de-tempo-assertiva-no-trabalho

4 dicas para fazer uma gestão de tempo assertiva no trabalho

No mundo dos negócios todos já ouviram falar que tempo é dinheiro, não é mesmo? Portanto, fazer uma gestão de tempo eficaz no trabalho significa economia para a empresa.

Quando seus funcionários demoram menos para realizar uma tarefa, eles podem ser realocados para outros trabalhos ou, então, a empresa pode diminuir custos em sua folha de pagamento.

Outro benefício de otimizar o tempo no trabalho, aumentando a produtividade do seu time, é a diminuição do nível de estresse dos colaboradores. A gestão de tempo, quando feita corretamente, influencia os resultados finais de entrega, representando tarefas com melhores resultados e executadas dentro do prazo, sem atrasos.

Neste post, separamos 4 dicas essenciais para você melhorar a gestão de tempo no seu trabalho. Confira!

1. Prioridades

Querer controlar 100% das suas tarefas diárias é uma missão impossível, afinal, imprevistos acontecem durante a rotina de trabalho e nem sempre tudo sai conforme o planejado. Por isso, é fundamental elencar o que será feito por ordem de importância.

Existem funções que são relevantes, mas não urgentes. Esse tipo de tarefa deve ser planejada e pensada com antecedência. Já o que for realmente urgente precisará de atenção quanto ao prazo de execução.

2. Lista de tarefas

Para definir suas prioridades, obviamente você precisa mapear tudo o que tem a realizar. Portanto, procure criar uma lista de tarefas com todas as atividades que fazem parte do seu trabalho, sejam elas rotineiras ou não.

Depois de tudo estar devidamente listado, você deverá executar a dica 1, ou seja, organizar todo seu trabalho por ordem de prioridade e relevância. É muito importante definir o prazo de realização de cada tarefa, para que você possa ir eliminando o que já foi feito e incluindo novos itens à lista.

3. Local organizado

Manter seu ambiente de trabalho organizado ajudará muito em uma gestão de tempo eficiente. Além de representar profissionalismo e passar uma boa imagem dentro do escritório, sua produtividade agradecerá.

A desorganização é responsável por grande parte da perda de tempo de muitos colaboradores, que se dispersam entre anotações e papéis por todos os lados. Mas não basta organizar tudo em um dia e no outro já estar uma bagunça.

A dica aqui é buscar definir onde cada coisa fica, pois quando tudo tem o seu lugar é mais fácil não deixar nada espalhado ou guardado em um canto qualquer.

4. Usar a tecnologia

Aproveite tudo o que o desenvolvimento da tecnologia tem a oferecer e use isso a seu favor. Softwares de gestão ajudam bastante na otimização do tempo dentro do trabalho. Não importa qual o tamanho da empresa, tampouco o número de funcionários que ela possui, utilizar programas para gerir tarefas aumenta expressivamente a produtividade do time.

Ainda, para auxiliar na gestão de tempo, você pode solicitar ao departamento de informática de que instale opções de softwares que organizam agendas, calendários, arquivos e também que otimizem a comunicação interna da empresa.

Quer ficar por dentro de mais notícias sobre o mundo dos negócios? Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos na sua caixa de entrada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *