13 dicas para manter a forma física (e mental) no trabalho - Asplan Sistemas

13 dicas para manter a forma física (e mental) no trabalho


São Paulo – As desculpas para abdicar das horas dedicadas para qualquer
atividade física além do expediente podem ser inúmeras. Mas aviso aos
craques neste tipo de justificativa: é possível cuidar da saúde mesmo
quando se trabalha demais.

De acordo com especialistas,
algumas mudanças pontuais na rotina de trabalho são suficientes para
abandonar o sedentarismo e contribuir para uma vida mais saudável.

“O corpo agradece qualquer atitude que você faça para ele. E a mente
mais ainda. Você se sente dono do seu destino”, diz Artur Zular,
consultor científico do Intituto de Qualidade de Vida (IQV) e diretor
científico do Departamento de Psicossomática da Associação Paulista de
Medicina.

Por isso, acene um adeus para a preguiça e
confira as dicas para manter a forma física e mental mesmo quando você
trabalha demais:

1 – Vá de tênis

Independente
do dress code da empresa, lugar de sapato é na bolsa ou na gaveta. Pelo
menos, no percurso até o trabalho, aconselham os especialistas. No
lugar? Tênis e disposição para caminhar.

Sim. Isso mesmo.
Se você vai de carro e a empresa não possui estacionamento próprio,
deixe seu carro há algumas quadras da companhia. Se o transporte público
é a sua opção, desça um ponto de ônibus antes da parada mais próxima do
escritório.

A prática pode até se tornar uma ótima
estratégia para driblar a raiva em dias de recorde de trânsito. “Quando o
trânsito estiver caótico, em vez de digladiar uma hora, não tenha medo
de deixar o carro pelo caminho, ir à pé e enxergar a situação com uma
postura diferente”, diz Guilherme Ribeiro, diretor da Regus Brasil.

2 – Elevador? Só para os fracos

Mesmo
durante o expediente é possível abdicar do sedentarismo e praticar uma
atividade física. Como? Dando adeus para o elevador e desbravando os
degraus das escadas do prédio em que você trabalha.

Fica
assustado só em pensar na ideia? Então, acalme-se. Não é preciso subir
de uma vez todos os degraus que separam o andar em que você trabalha do
térreo. Ao contrário. De acordo com o especialista, a ideia é adicionar
essa prática aos poucos à sua rotina. Novamente, aos poucos – para que
você não morra do coração no segundo lance de escadas.

“Na descida todo santo ajuda, na subida, a coisa muda”, brinca Zular.
Por isso, a fórmula é simples: para cada degrau que você subir, desça
dois. Assim, se você trabalha no 10º andar, suba um andar pelas escadas e
depois pegue o elevador. Na hora de voltar, desça dois lances de
escadas para então recorrer ao elevador.

Aumente a dose de escada de maneira progressiva na sua rotina. A cada
semana, suba um andar a mais e desça dois, além daqueles que já foram
desbravados.

3 – Coloque a vida em ordem

Arrumar
a mesa, as gavetas e as prateleiras do escritório deve entrar para sua
lista de atividades semanais. Isso mesmo. Além de garantir gasto
calórico, esta prática também contribui para sua sanidade mental.

“Não faz bem para a cabeça trabalhar em um ambiente sujo e bagunçado. Você precisa estar focado”, diz Zular.

4 – Desligue-se por três minutos

Quando
a rotina pesar sobre seus ombros, pare. Feche os olhos por três minutos
e medite. “Não precisa recitar um mantra, nem sentar na posição de
lótus”, brinca o consultor do IQV. Basta sentar em uma posição ereta,
fechar os olhos (ou olhar para o horizonte) e fazer respirações
profundas e expirações lentas.

“Solte o ar lentamente como
se tivesse um canudinho na boca”, diz o especialista. Neste período,
pense em um lugar que você gosta. “Isso acalma o coração, diminui a
adrenalina, o cortisol e o ritmo da frequência cardíaca, além de baixar a
pressão arterial e estimular a liberação de neurotransmissores com
efeito depressivo”, enumera Zular.

5 – Coloque papas na língua

Não fale mal de ninguém. Não fofoque. Não alimente a rádio peão. Os
três mandamentos básicos do bom relacionamento corporativo também são
essenciais para manter sua boa forma emocional. Ao burlá-los, explica o
consultor do IQV, “você gera um clima ruim de trabalho que afeta você
também”.

6 – Elogie e faça amigos

Antes,
comprometa-se consigo mesmo a elogiar (de maneira sincera) pelo menos
uma pessoa todos os dias. “Crie e seja responsável pelo melhor clima
organizacional”, diz Zular. “Isto torna o ambiente agradável e diminui o
estresse”, completa Ribeiro.

7 – Seja menos competitivo

“A competência está ligada a desafios internos enquanto a competitividade, em destruir o outro”, diz o especialista do IQV.

Por
isso, é essencial colocar a vontade de ser melhor que os outros de lado
e focar em ser mais competente – sem se preocupar com o quanto os
outros são bons no que fazem ou não.

“é muito melhor trabalhar com várias pessoas boas do que ser o único bacana rodeado por medíocres”, afirma.

8 – Gargalhe

Os
mal-humorados que nos perdoem, mas bom humor é fundamental. Tanto para
tornar o ambiente ao redor mais leve quanto para equilibrar o caos que
teima em persistir dentro de todos nós. “Ao rir, você faz ginástica
respiratória e há liberação de endorfina”, diz o especialista.

9 – Aproveite o dia

Se
a sua empresa possui refeitório, uma vez por semana, planeje-se para
almoçar fora e aproveitar o dia. “Vale a pena sair. E se for, que seja à
pé. Se o restaurante fica a 500 metros da empresa, entre ida e volta,
você terá andado 1 quilometro”, diz Ribeiro, da Regus. “No final do ano,
isso faz diferença”.

Mas o gasto calórico não é o único benefício desta prática. “As pessoas,
geralmente, ficam presas no escritório e não sabem se está fazendo sol
ou se está chovendo. Sair deste ambiente contribui para quebrar a rotina
e desestressar”, afirma.

10 – Almoço é sagrado (e ponto)

Nesta
toada, crie uma lei sagrada para a sua vida: nunca deixe um almoço
sequer de lado. Tampouco aproveite este momento direto da sua mesa de
trabalho.

“Se você come dentro do escritório,
provavelmente, comerá rápido, não fará a digestão de uma maneira
adequada. Estará comendo enquanto lê um e-mail. OU seja, não teve um
tempo para relaxar”, lista Ribeiro. “Tem que aproveitar a cultura
brasileira, que valoriza o almoço, e se dedicar para uma refeição
saudável”.

11 – Não subestime as refeições pequenas

Valorizar
o almoço não significa, contudo, que você deve nutrir toda a fome do
mundo para este momento e, no bom português, “colocar o pé na jaca”. Ao
contrário.

“Se você toma café da manhã às 6h, às 10h já
está morrendo de fome. Se você deixa para comer apenas no almoço isto
compromete a atenção e aumenta as chances de doenças gástricas”, afirma
Zular.

O ideal, de acordo com o especialista, é fazer
pequenas pausas para um lanche entre as grandes refeições. Frutas, duas
ou três bolachas de água e sal, um sanduíche de peito de peru com queijo
branco são alguns exemplos de boas pedidas para este período.

12 – Hidrate-se

Não
faça da garrafa ou jarra de água apenas mais um objeto de decoração da
sua mesa. Antes, discipline-se para tomar, pelo menos, 2 litros de
líquidos durante o dia. Destes, no mínimo, 1 litro deve ser de água
mineral.

“Quando você sente sede já está 5% desidratada.
Por isso, o correto é ofertar água em abundância durante todo o dia”,
diz Zular. Se você trabalha em ambiente com ar condicionado, a atenção
deve ser redobrada. “O ar condicionado desidrata o ambiente”, diz.

Mas
cuidado: os líquidos devem ser ingeridos longe das refeições. “A
capacidade gástrica do nosso organismo é de 500 ml. Se você bebe um
refrigerante enquanto come, acaba comendo mais e a digestão é
dificultada”, explica.

13 – Levante-se

Agora,
também não valem todos esses cuidados se você passar o dia preso à
cadeira e ao computador. Por isso, ligue o cronômetro e levante-se a
cada 40 minutos e faça alongamento. Esta simples rotina pode evitar
diversos problemas de saúde no futuro, como trombose venosa profunda e
dores no nervo ciático, entre outros.

“Quando estiver
sentado, alongue a pantorrilha esticando as pernas e direcionando a
ponta dos pés para o próprio corpo. Depois, estique os braços na hora de
se levantar”, descreve o especialista.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/carreira/13-dicas-para-manter-a-forma-fisica-e-mental-no-trabalho-31052012-5.shl

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