
3 dicas do que fazer nos minutos finais do expediente
São Paulo – O que você faz no fim do expediente pode ser essencial
para ter sucesso na próxima jornada de trabalho. EXAME.com conversou com
o especialista em gestão de tempo, Fernando Serra, para saber como
administrar melhor esses minutos finais no escritório.
Confira três dicas do que fazer no fim do expediente de hoje
para começar o próximo dia de maneira mais planejada, organizada e
eficiente.
São Paulo – O que você faz no fim do expediente pode ser essencial
para ter sucesso na próxima jornada de trabalho. EXAME.com conversou com
o especialista em gestão de tempo, Fernando Serra, para saber como
administrar melhor esses minutos finais no escritório.
Confira três dicas do que fazer no fim do expediente de hoje
para começar o próximo dia de maneira mais planejada, organizada e
eficiente.
1 – Revise o que produziu hoje – Enquanto começa a
relaxar, a primeira dica é fazer um check list das tarefas que você
realizou no dia. “é importante ir baixando o ritmo. Enquanto isso, veja o
que já fez e o que ainda não conseguiu terminar”, diz. Repassar os
pontos principais das atividades pode dar um panorama da sua
produtividade no escritório.
Se o dia se arrastou e você não conseguiu cumprir tudo a que
se propôs talvez seja hora de rever alguns pontos, de acordo com Serra.
“A falta de uma política adequada para usar as redes sociais,
smartphones e e-mails acaba por atrapalhar o profissional no dia a dia”,
diz.
Separar momentos específicos para estas atividades pode ser
uma maneira de manter a produtividade em alta. E ainda fazer sobrar
tempo para checar o Facebook.
2 – Organize a agenda do próximo dia – Mesmo
se você não é o gestor, é certo que consegue ter algum controle das
tarefas e compromissos para o dia seguinte. Não deixe para pensar nisso
antes de ir dormir.
O ideal é se antecipar para evitar que seus momentos de
descanso sejam interrompidos por preocupações com as atividades da sua
próxima jornada no escritório. “Planejar isso já no fim do expediente
evita a ansiedade e o descontrole”.
Com base no que produziu hoje, é possível saber o que ficou
para amanhã e o que já pode ser riscado da lista. Também verifique se há
alguma reunião ou entrega de relatórios agendada.
“é importante não só colocar na agenda as tarefas de trabalho
como também as da vida pessoal”, diz Serra. Jantares, ida ao cinema,
reuniões de família entram na programação. Assim você consegue ter uma
ideia da maneira como vai administrar o seu tempo para dar conta de
tudo.
3 – Defina prioridades – Elencar o que é mais
importante é a dica de ouro, na opinião do especialista. “é importante
que as pessoas entendam suas prioridades porque isso vai diminuir
bastante o stress”, diz Serra.
Ele recomenda anotar 3 ou 4 tarefas ou atividades que sejam
prioritárias. “A minha maneira de fazer isso é anotar em um bloco de
papel que levo no bolso o que é mais importante para o dia seguinte”,
diz Serra. Conseguir cumprir pelo menos aquilo que você considera
prioridade vai, sem dúvida, fazer com que você se sinta mais produtivo.