
Apple vende iPad nacional pelo mesmo preço do importado
Aparelho já pode ser encontrado, por exemplo, na loja da empresa na internet, mas consumidor ainda não será beneficiado pela redução de impostos.
A Apple já comercializa em território brasileiro o iPad 2 e o Novo iPad
de fabricação nacional. Os dois modelos podem ser encontrados tanto na
loja da empresa na internet, como também em grandes varejistas como a
Walmart e Americanas.com. Conforme adiantou o site de Veja, a taiwanesa
Foxconn, que fabrica os produtos Apple, já produzia os tablets em sua
planta de Jundiaí, no interior de São Paulo, desde abril. Contudo, a
produção era voltada para exportação aos países do Mercosul. Apenas no
final de junho, lotes começaram a ser fabricados para a venda no varejo
nacional.
Preços – Apesar da fabricação local, os consumidores
ainda não poderão usufruir de preços menores, como o governo havia
prometido em meados de 2011, quando anunciou que a Foxconn produziria no
Brasil. No site da Apple, o Novo iPad brasileiro de 32 Gigabytes, com
conexão WiFi e 4G, pode ser adquirido por 2.049 reais – preço idêntico
ao praticado em maio, quando o produto importado chegou ao país. No
Walmart e na Americanas.com, onde há modelos nacionais e importados
disponíveis para venda, o valor é o mesmo: 2.049 reais em ambos os
casos.
O iPad 2, que também já possui modelo nacional, segue com o mesmo preço
definido dois meses atrás, quando o Novo iPad chegou ao mercado. A
vinda de seu sucessor ao país fez com que, automaticamente, os preços do
iPad 2 obtivessem descontos entre 100 reais a 250 reais sobre os
valores praticados na época. São esses mesmos preços que vigoram até o
momento.
O iPad 2 e o Novo iPad são os primeiros modelos nacionais de tablets da
Apple a chegarem ao mercado. O site de Veja apurou que lojas
autorizadas Apple, como Fnac e Fastshop, ainda não possuem o iPad
brasileiro.
Incentivo fiscal – A Foxconn obteve no início deste
ano a autorização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)
para enquadrar os tablets na Lei de Informática (nº 8.248) e na Lei do
Bem (nº 11.196), que concedem incentivo fiscal a empresas que produzem
eletrônicos com um porcentual de conteúdo nacional. O enquadramento pode
reduzir em até 30% o custo de fabricação do tablet.
Procurada pelo site de Veja, a Apple não respondeu ao pedido de entrevista até o fechamento desta reportagem.