Candidatos usam até apps para conquistar eleitor em SP - Asplan Sistemas

Candidatos usam até apps para conquistar eleitor em SP

São Paulo – Primeiro lugar nas pesquisas eleitorais na capital
paulista, o candidato do PSDB, José Serra, tem um espaço específico em
sua página oficial de campanha para receber sugestões de internautas para a cidade de São Paulo.

De acordo com sua coordenação de campanha, haverá uma seleção
das propostas enviadas e elas serão agregadas ao programa de governo do
tucano.

José Serra possui ainda um aplicativo oficial para smartphones com
notícias e fotos. Além da página oficial de campanha, Serra está
presente no Facebook com uma página oficial e na rede de microblog
Twitter com dois perfis: o pessoal, que conta com mais de um milhão de
seguidores (ele é o candidato mais popular nessa rede) e um de campanha
que tem cerca de 600.

Além disso, Serra possui uma rede social própria, a SerraJá,
usada para agregar eleitores e simpatizantes do candidato tucano e
disseminar o conteúdo produzido pelo candidato.

O candidato Celso Russomano (PRB), segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, tem um site atualizado com notícias e fotos de campanha, além de uma área com as propostas para o governo.

No link “propostas”, a equipe de Russomano dividiu o programa
em 11 temas diferentes, englobando desde a saúde até o respeito ao
cidadão.

Nas redes sociais, Celso Russomano conta com perfis no Twitter com mais de 15 mil seguidores e no Facebook com 28 mil fãs.

Organismo Vivo – De acordo com o responsável
pelo marketing digital da campanha de Celso Russomano, Engler Santoni, o
site oficial do candidato será alterado ao longo da campanha. “A
internet é um organismo vivo, que vai se transformando”, disse.

Segundo ele, a página de Russomano é totalmente integrada com
as redes sociais e a ideia é aprofundar essa interação: “Estamos tendo
uma boa receptividade do site, as pessoas estão navegando e buscando
conhecer as propostas do candidato.”

A equipe de campanha de Fernando Haddad (PT) fez da página oficial da campanha
uma espécie de webtv para divulgar as propostas do candidato e falar
sobre os problemas de São Paulo. “A maior aposta está no digital, até
pela personalidade do candidato e pela ligação dele com o novo”, disse
Marcelo Kerstz, coordenador de internet da campanha petista.

Segundo ele, a estratégia é usar a página para criar um fórum
virtual para discutir a cidade. “O site é uma grande central que agrega
conteúdos, mas a gente usa essas ferramentas para discutir e trazer
ideias”, enfatizou.

O site do candidato do PT possui ainda uma versão otimizada
para smartphones e para tablets. Além dos vídeos, a página oficial tem
fotos e textos das atividades de campanha.

Nas redes sociais, Fernando Haddad possui uma rede de blogs
(Amigos de Haddad), uma página no Facebook com pouco mais de mil fãs e
nesta quarta-feira (18) anunciou a criação de uma conta em seu nome na
rede de microblog Twitter.

Doações – A única página oficial de campanha
que conta hoje com uma seção específica para receber doações de
campanha pela internet é a do candidato peemedebista Gabriel Chalita.

No link, o usuário é direcionado ao e-mail da assessoria.
Contudo, a arrecadação ainda entrou em funcionamento porque a campanha
do peemedebista negocia o processo com as operadoras de cartão de
crédito. Esta estratégia foi utilizada na campanha do presidente
norte-americano Barack Obama, em 2008.

Além das doações, o site possui seção para receber propostas
do eleitorado e é atualizado diariamente com notícias e fotos do
candidato.

O candidato do PDT, Paulinho da Força, lançou o site oficial
nesta segunda-feira (16). A página tem detalhes sobre a biografia do
deputado federal e conteúdo específico da campanha, com fotos e vídeos.

A página também tem uma seção específica para o envio de
propostas. “A estratégia é a interação online, de forma a instigar as
pessoas que estão em toda São Paulo a participarem ativamente”, afirma
Jorge Piris, assessor do pedetista.

Dentre os principais postulantes ao cargo, apenas Soninha
Francine (PPS) não lançou o site oficial da campanha, previsto para sair
em dez dias. Enquanto isso, ela usa o próprio blog e o Twitter para interagir com os eleitores, receber sugestões e divulgar o programa de governo.

Os candidatos Carlos Giannazi (PSOL) e Levy Fidelix
(PRTB) também intensificaram a presença na internet. Ambos possuem
páginas com informações relativas à campanha e aos programas de governo,
respectivamente.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/internet/candidatos-usam-ate-apps-para-conquistar-eleitor-em-sp-20072012-12.shl

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