Cinco maneiras de usar seu smartphone para trabalho e vida pessoal - Asplan Sistemas

Cinco maneiras de usar seu smartphone para trabalho e vida pessoal

A maioria das pessoas usa um mix de aplicações que suportam várias contas, ou vários aplicativos para outras atividades que um único aplicativo é incapaz de gerir.

Smartphones já representam quase metade de todas as vendas de celulares, e muitos milhões de pessoas usam seus aparelhos não apenas para as comunicações pessoais como também para tarefas relacionadas ao trabalho. No entanto, poucas pessoas querem levar vários telefones, sempre, apenas para separar a jornada de trabalho de sua vida doméstica.

Aqui estão cinco maneiras através das quais você pode ter acesso aos seus negócios e às contas pessoais sem ter que carregar dois telefones.

1. Máquinas Virtuais
Um método seguro de fazer o telefone pessoal carregar dados de trabalho é através de software instalado em seu telefone pessoal pelo seu empregador. O Gerenciamento de Software de Dispositivos Móveis (MDM) pode controlar as configurações em seu telefone, certificando-se de sua configuração de segurança é segura  para os dados de trabalho. Outra opção é um software de máquina virtual como o MVP, da VMware, demonstrado na CES em um telefone LG com Android, que permite que um telefone mantenha um ambiente de negócios separado, com seus próprios aplicativos e configurações, como um telefone dentro de um telefone, fazendo uma clara distinção entre dados e Apps de trabalho e dados e Apps pessoais. Estas soluções são ainda muito novas, então podem não estar disponíveis ainda no seu local de trabalho. Sugira à equipe de TI que pense a respeito.

2. área de Trabalho Remota
Similar ao uso de uma máquina virtual, existem muitos aplicativos que permitem que um smartphone  acesse um Mac ou PC , permitindo-lhe ver e controlar os programas em execução no computador remoto. Exemplos incluem o TeamViewer, disponível para iOS e Android, ou o LogMeIn, para IOS e o LogMeIn Ignition, no Android. Tais aplicativos de desktop remoto oferecem uma outra maneira de ter uma linha divisória clara entre os dados de trabalho e os dados pessoais, mas este método baseia-se fortemente em ter uma conexão de dados confiável. Sem isso, você não será capaz de ver seu computador de trabalho ou acessar qualquer um dos seus programas ou dados.

3. Conta Proxy
Para alguns propósitos, existem maneiras de acessar os dados de um tipo de conta através de outra conta. Por exemplo, ao usar encaminhamento e filtros, é possível encaminhar mensagens de sua conta de e-mail de trabalho automaticamente para uma pasta específica na sua conta pessoal. Isso também é comum em calendários, onde você poderia dar aos seus Google Apps for Business o acesso completo à conta proxy do Calendário para poder vê-lo e gerenciá-lo através de seu Google Calendar pessoal. Nos Estados Unidos você ainda pode usar o Google Voice para encaminhar chamadas a partir de um de seus números para o outro. Algumas destas opções estão disponíveis através de outros sistemas também, como no caso do Exchange com o Outlook.

4. Várias Contas
Tendo várias contas, semelhante ao uso de múltiplos perfis de login em um computador, é outra possibilidade. Embora os telefones Android não suportem o uso de vários perfis, eles permitem a sincronização com várias contas do Google. O Calendário do Google app usa isso para exibir calendários de várias contas, todos na mesma tela. O Gmail faz algo semelhante, mas mantém os dados de várias contas separadas, permitindo que você alterne entre elas. Você pode até ter sons de notificação diferentes para cada conta, assim você fica sabendo pelo tom quando o e-mail recebido é corporativo ou pessoal. O Windows Phone 7,5 acabou de adicionar algumas opções limitadas de sincronização, bem como, a permissão de acesso a 25 calendários do Google em um aparelho, e o recurso de “enviar email como”, que pode incluir o seu endereço de e-mail do trabalho.

5. Vários aplicativos
Em qualquer telefone isso é comum para o e-mail. Você pode usar os aplicativos móveis do Gmail ou  para ter acesso ao e-mail pessoal, e usar o usar aplicativo do Microsoft Exchange ActiveSync para acesso ao servidor Exchange da sua empresa. Se você quiser manter seus favoritos do navegador da Web, cookies e cache separados, você pode usar o navegador padrão do smartphone para uso pessoal e optar pela instalação de outro browser, como o Dolphin, disponível para o Android e o iOS, para o trabalho.

Qual é Melhor?
O método que pode funcionar melhor para você depende das circunstâncias. Em geral, compartilhar seus dados é uma boa idéia , mas muitas empresas têm políticas contra o acesso a seu e-mail de trabalho através de uma conta de e-mail pessoal. Em um negócio onde a segurança dos dados é vital, o software de máquina virtual ou MDM é o melhor caminho. Se você tem sempre uma forte ligação de dados a partir do seu smartphone, um aplicativo de desktop remoto também irá ajudar a manter os dados confidenciais seguros. 

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/mobilidade/2012/02/07/cinco-maneiras-de-usar-seu-smartphone-para-trabalho-e-vida-pessoal/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *