Conheça as principais novidades e mudanças do Office 2013 - Asplan Sistemas

Conheça as principais novidades e mudanças do Office 2013


A nova versão do Office estreou oficialmente no dia 29 deste mês e já está à venda no site
da Microsoft. Famosa, a suíte de softwares até dispensaria explicações
devido a seus mais de 20 anos de vida e sua grande popularidade.

Isto só não é o caso porque o Office 2013 mudou muito em comparação a seu predecessor, o Office
2010. Além dos três anos, também separam as versões as mudanças na
direção da Microsoft, guinadas no foco da empresa e hábitos do usuário,
entre tantos outros fatores.

Elencamos as principais características do novo pacote de produtividade da Microsoft. Se você pensa em comprar a suíte, melhore sua reflexão descobrindo algumas das novidades do Office 2013.

Preços e edições

Talvez
o ponto mais importante para quem pensa em adquirir o novo Office. São
quatro edições disponíveis: Home Premium, Home & Student, Home &
Business e Professional. As principais diferenças entre os modelos são
os aplicativos integrados e o preço.

A Home Premium funciona como
assinatura: os planos são de R$ 18 mensais ou R$ 179 anuais. Sete
programas compõem o pacote: Word, Excel, PowerPoint, OneNote, Outlook,
Publisher e Access. Um diferencial são os 20 GB de armazenamento na
nuvem por meio do SkyDrive.

O pacote Home & Student custa R$
239 e tem quatro softwares: Word, Excel, PowerPoint e OneNote. O Home
& Business é similar a esta versão e também conta com o Outlook,
custando R$ 589.

O Professional, por sua vez, oferece os mesmos
recursos do Home Premium, mas não dispõe de armazenamento no SkyDrive,
embora o serviço esteja disponível para todos os pacotes. Ele custa R$
1.079. Estas três últimas edições são de licença permanente.

Nuvem

O grande trunfo do Office
2013 é sua integração com a nuvem. Do armazenamento de arquivos a redes
sociais, os softwares dessa versão são todos conectados. O ponto de
encontro deles é o SkyDrive, o HD na internet da Microsoft.

A
tela de apresentação dos principais programas é ligada ao serviço,
oferecendo opções de login, upload e download de arquivos. Isso permite
que um arquivo do Word, por exemplo, seja acessado em vários
dispositivos com seu conteúdo sincronizado. Até a página em que o
documento foi fechado pode ser registrada.

Da mesma maneira, é possível realizar trabalhos em conjunto entre vários usuários. Quem não tem o Office
instalado pode fazer edições na versão online do sistema. Esses e
outros contatos podem ser reunidos no Outlook. Seu People Card reduz
duplicações e agrega serviços como Twitter, Facebook e LinkedIn.

As
redes sociais também estão disponíveis nos outros programas. é possível
fazer buscas de imagens no Bing ou baixar fotografias do Flickr, por
exemplo. Outro serviço de conectividade é o SharePoint, que indica
arquivos a serem acessados e contatos a seguir baseado na atividade do
usuário no Office.

Touchscreen

Trazidos pelas inovações do Windows
8 e pela popularização dos tablets, os recursos de tela sensível
chegaram também ao Office. No modo de leitura do Word, o Touch Mode
aumenta os botões e permite que o arquivo seja manipulado com gestos
sobre a tela.

Movimentos dos dedos como a pinça ou o zoom também
funcionam em outros aplicativos do pacote. é possível passar páginas de
um documento ou transitar em slides de apresentações do PowerPoint, por
exemplo.

No OneNote, há mais opções. O programa permite fazer
notas com os dedos ou com uma caneta stylus. Os arquivos ficam guardados
ou podem ser transformados em extensões de texto, por exemplo,
acessíveis no Word.

é importante ressaltar: as funções só valem para monitores sensíveis ao toque.

Interface/Visualização

O novo Office segue o Windows
8 na sua interface. Anteriormente chamada de Mango, a identidade visual
agora se chama Modern. Os softwares da suíte têm linhas arrojadas,
cortes precisos, espaços vazios e botões blocados. A intenção da Microsoft é evitar que a atenção seja desviada para outros itens que não o campo de trabalho.

Tudo
começa nas telas de apresentação, que também oferecem opções como
modelos definidos, conexão ao SkyDrive ou arquivos em branco. Cada
programa tem uma cor. O Excel, por exemplo, tem detalhes em verde.

Esse
acabamento pouco aparece nas janelas dos programas. Assim como as
barras de ferramentas, eles são limitadas aos pixels necessários. No
caso do Word, o menu some completamente da tela no modo de leitura.

Para
o PowerPoint a mudança também foi drástica. O software reforça seu foco
em exibições com vários recursos para visualização. é possível ampliar
determinadas áreas, pular entre slides e até cronometrar o tempo de uma
apresentação. Uma aba permite a leitura de notas no dispositivo enquanto
o slide é apresentado em tela cheia ao público.

Intuitivo e inteligente

Um dos grandes saltos do Office 2013 em comparação ao Office
2010 é sua melhor resposta aos comandos. Muito mais inteligente, o
pacote reconhece padrões e elimina trabalhos repetitivos. Em muitos
casos, isso acontece sem que seja preciso percorrer uma série de opções.

O
Excel é destaque nisso. O recurso Flash Fill determina o que será
inserido numa célula de acordo com informações das células anteriores.
Uma coluna inteira pode ser editada com a opção. Num clique, todos os
retângulos se comportarão como o primeiro da linha.

Outro trunfo
do editor de planilhas é a sugestão de exibição de dados. O programa
analisa as tabelas e indica quais as melhores cores e formatações de
cada caso. Há até opções específicas de gráficos.

O Word também
ficou mais esperto. O programa agora pode editar arquivos .pdf como se
fossem arquivos .doc. No caso do PowerPoint, a edição de imagens e
gráficos está mais simples e funcional. E o Outlook exibe um aviso caso o
usuário se esqueça de anexar um arquivo que, supostamente, deveria
anexar a uma mensagem — recurso presente no Gmail.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/conheca-as-principais-novidades-e-mudancas-do-office-2013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *