Cuidado para não cair na armadilha do falso backup - Asplan Sistemas

Cuidado para não cair na armadilha do falso backup

Muitas empresas ainda têm surpresas desagradáveis, ao imaginar que manter uma cópia de segurança de seus dados em mídias físicas ou nuvens de acesso público seja o suficiente. Os principais cuidados a serem tomados para evitar verdadeiros desastres neste campo foram o destaque do workshop realizado na última terça-feira (30-04) na sede da Asplan.

Comandada pelo diretor comercial da empresa, Fernando Alcazar Neto, a apresentação teve início com a  demonstração da fragilidade de métodos  como a utilização de fita,  pen-drive, dvd e disco portátil na guarda dos muitos arquivos gerados diariamente pelas organizações.

Altos índices de erro durante a restauração,  baixa velocidade de gravação e leitura, falta de controle sobre as diferentes versões, elevados custos de manutenção e exposição a falha humana foram alguns dos problemas expostos pelo empresário, ao comentar as desvantagens destes meios.

“O problema mais recorrente é  se achar que está protegido e, na hora da restauração, não conseguir recuperar os dados. Isso sem falar nos riscos de perdas causadas por incêndios, roubos e afins”, frisou o diretor da Asplan.

Na sua avaliação, o modo mais seguro de se  proteger uma massa crítica tão preciosa, cuja falta pode até determinar o fim prematuro de um negócio, é o backup sistemático  em “nuvens”, ou seja,  servidores externos  especializados neste tipo de serviço.

“Manter arquivos paralelos  em ferramentas como Google e Dropbox não basta para que se tenha uma cópia de segurança realmente confiável. Certa vez, vários usuários do Google hospedaram lá seus arquivos e, ao fazer login, viram que estava tudo vazio. No final, os servidores restauraram as informações, mas imagine o prejuízo  se não tivessem  conseguido. Os usuários simplesmente perderiam tudo”, argumentou.

e-Backup

Fernando Alcazar Neto  apresentando os benefícios do e-Backup

Em seguida, Alcazar Neto apresentou aos clientes e prospects da Asplan que prestigiaram o evento a solução elaborada pela empresa para a realização de cópias de segurança de forma profissional e constante.

Trata-se do e-Backup, ferramenta que reúne uma série de características possibilitando o arquivamento confiável  e com ágil recuperação dos dados.

Dentre as suas vantagens, destaque para o fato de poder ser instalado em vários terminais e servidores, com  interface fácil de operar, backup automático em horários pré-determinados, proteção contínua de dados e criptografia.

O sistema inclui ainda backup auto-incremental, segurança 128 bits, cópia off-site e armazenamento em storage.
“Mesmo passando pela internet, é impossível que alguém conheça os dados que estão sendo trocados. Temos de minimizar ao máximo o risco de perda das informações e usamos alta tecnologia  para isso. é muito mais seguro do que qualquer backup feito dentro da própria empresa”, garantiu o empresário.


Boa aceitação

Patrícia Lopes, da Estrutural – facilidade na recuperação de arquivos

Assistente de suprimentos na Estrutural Engenharia, Patrícia Lopes já teve de enfrentar a dura tarefa de refazer trabalhos inteiros devido à perda de informações  causada pela guarda incorreta dos arquivos. Por isso, conferiu atentamente a  palestra realizada na sede da Asplan, de onde saiu bastante interessada em aderir ao e-Backup. “Vamos mostrar à diretoria o sistema,  para que seja implantado em nossa empresa. A facilidade de recuperar os arquivos foi o que mais me chamou a atenção”, comentou.

 

Júlio Cesar, da Financeiro24h.com – eliminando a falha humana do processo

Igualmente entusiasmado ficou Julio Cesar Rilko Rodrigues,  da Financeiro24horas.com.  “O funcionário muitas vezes pode esquecer a fita no estabelecimento, deixar de fazer o backup no horário correto e assim por diante.  A ferramenta acaba suprindo falhas assim, ao tirar o elemento humano do processo. A ideia é implementarmos algo do gênero para podermos executar”, explicou.

O diretor administrativo e financeiro da Magma Indústria e Comércio Têxtil, Isaac Oliveira Caldas, foi outro que mostrou satisfação com as características da solução. “Gostei do sistema. O nosso não é dos mais avançados e agora temos a chance de otimizar isso. Foi bastante interessante e proveitoso vir hoje aqui”, resumiu.

 

Fonte: www.e-backup.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *