
Curso na Asplan aborda 13° salário e já prepara terreno para o eSocial
A Asplan realizou na última quarta-feira (21-10) seu curso anual para abordar as novidades na legislação que interferem diretamente na folha de pagamentos e, consequentemente, no 13º salário, o que exige cuidado redobrado na hora de fazer as parametrizações no sistema da empresa.
Durante o evento, conduzido pelo responsável da área comercial da Asplan, Peterson Almeida, e a consultora da folha de pagamento da empresa, Sônia Monteiro, foram demonstrados também os novos parâmetros que serão exigidos pelo eSocial, previsto para entrar em vigor no próximo ano.
“é importante que todos estejam atentos e tenham condições de gerar as informações corretamente desde já, para evitar problemas quando essa obrigação passar a ser processada”, alertou Peterson.
Ambos os palestrantes aproveitaram para destrinchar passo a passo cada área do sistema de folha de pagamentos, a fim de esclarecer eventuais dúvidas dos escritórios contábeis usuários dessa solução no dia a dia.
Ao final do encontro, os participantes puderam levar uma apostila com todas essas orientações detalhadas.
O curso mostrou ainda as funcionalidades e vantagens proporcionadas por outras ferramentas da Asplan, como o Portal do Colaborador, sistema agregado à folha de pagamentos que permite ao funcionário da empresa cliente dos escritórios contábeis visualizar seu holerite com informe de rendimentos online.
“Antigamente, o escritório imprimia o holerite e o enviava para o cliente, enquanto agora as empresas mandam o holerite em PDF e o próprio cliente faz a emissão. Com o Portal do Colaborador, estamos dando um passo ainda mais além, ao disponibilizar essas informações diretamente ao colaborador, reduzindo significativamente os custos para todos os envolvidos neste processo”, salientou o profissional da Asplan.
Repercussão positiva
As dificuldades de compreender e aplicar na prática as inúmeras informações exigidas pelo governo federal geraram, naturalmente, inúmeros questionamentos sobre como operacionalizar todos os dados no sistema.
Uma das participantes que melhor aproveitaram este momento de interação foi a gerente Temmy Herraiz, da área de tecnologia e implantação de clientes da JF Granja Auditoria Contábil, que lida diariamente com clientes dos mais variados portes e ramos.
Justamente por essa atuação multifacetada, ela chamou a atenção para a necessidade de se atentar às regulamentações e convenções de cada categoria para não sofrer com surpresas desagradáveis na hora de enviar as informações para o fisco.
“Mudanças em termos de acordo coletivo vão repercutir no 13º e, por isso, temos de estar atualizados a cada negociação salarial. A implantação do cliente é outro momento muito delicado e exige uma sintonia muito grande entre nós, a empresa cliente e os sindicatos das categorias, com suas diversas peculiaridades. Poder vir aqui e tirar as dúvidas do dia a dia e é sempremuito positivo”, apontou ela.
O assistente de departamento pessoal da RN Contadores, Francisco José Fernandes, foi outro que saiu do evento com orientações mais bem definidas sobre como fazer os cálculos do 13º salário e fazer as parametrizações corretamente.
“Achei interessante a parte que tratou sobre como calcular as comissões referentes a determinados períodos e respeitando as regulamentações de cada sindicato. é algo a que preciso me atentar quando for fazer a folha de pagamento e o sistema da Asplan vai me ajudar nisso, além da apostila que recebemos aqui”, destacou.