EUA precisam proteger integridade fundamental da internet, diz Obama - Asplan Sistemas

EUA precisam proteger integridade fundamental da internet, diz Obama


Presidente dos Estados Unidos participou de videochat no Google+.Obama comentou o Sopa e o Pipa, projetos de lei antipirataria.

Em um videochat virtual com eleitores realizado na última segunda-feira (30), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que a questão da propriedade intelectual norte-americana é importante, mas o país precisa “proteger a integridade fundamental da internet como um sistema aberto e transparente”. As informações da conversa, que aconteceu na rede social Google+, são do blog Mashable.

Obama estava respondendo uma questão sobre o Sopa e o Pipa, dois projetos de lei antipirataria norte-americanos que tiveram sua discussão adiada após protestos na internet.

O Stop Online Piracy Act (Sopa) era um projeto de lei com regras mais rígidas contra a pirataria digital nos EUA. Ele previa o bloqueio no país, por meio de sites de busca, por exemplo, a determinado site acusado de infringir direitos autorais. O foco estava principalmente em sites estrangeiros, contra os quais as empresas americanas pouco podem agir. No Senado, circulava o Protect IP Act, conhecido como Pipa (ato para proteção da propriedade intelectual), outro projeto sobre direitos autorais que mira a internet.

Na última segunda-feira (30), durante 50 minutos, Obama se submeteu a várias perguntas dos cidadãos – cinco deles conectados ao vivo na rede social Google+ -, passando de temas como economia e o auxílio financeiro ao Paquistão a questões mais pessoais como seu aniversário de casamento e sua técnica para dançar.

Redes sociais

Ao longo de seu mandato, o presidente americano usou as redes sociais e as novas tecnologias para tentar chegar a um maior número de cidadãos de maneira mais direta e informal.

Durante o bate-papo, ele foi questionado sobre seus planos para comemorar os 20 anos do casamento com Michelle e acerca de sua técnica para dançar.

O fim da conversa transcorreu quase como uma conversa entre amigos. Uma das eleitoras apresentou-lhe seus filhos, enquanto outro o convidou para uma partida de tênis. Por fim, Obama voltou a pedir o currículo do engenheiro desempregado para analisá-lo pessoalmente.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/01/eua-precisam-proteger-integridade-fundamental-da-internet-diz-obama.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *