
Facebook quer juntar dados de seus usuários com os do Instagram
O Facebook divulgou um comunicado nesta quarta-feira (21) propondo a combinação entre os dados dos seus usuários com os do Instagram. Além disso, a rede social afirma que quer afrouxar as restrições do envio de e-mails entre seus usuários. As sugestões de mudanças ficarão disponíveis para receber as opiniões dos usuários pelos próximos sete dias.
A rede social informou que poderá compartilhar informações de usuários entre seu serviço e outros negócios afiliados da companhia. Um dos negócios afiliados ao Facebook mais significativos é justamente o Instagram, um aplicativo de compartilhamento de fotos para smartphone comprado pela rede social por quase US$ 1 bilhão.
A mudança pode abrir portas para a construção de perfis unificados para os usuários –incluindo informações da rede social e do Instagram. A movimentação segue a tendência do Google, que em janeiro anunciou que combinaria as informações de seus usuários nos diversos serviços que presta.
Mensagens
O Facebook também quer afrouxar as restrições na comunicação feita por meio do sistema de e-mails da própria rede social, o “Messages”. A empresa diz que quer substituir a opção de configuração que permite que os usuários controlem quem pode entrar em contato com eles. No lugar, seria colocada uma nova interface para que sejam administradas as mensagens recebidas.
Sobre o risco de spam e mensagens indesejadas, Andrew Noyes, porta-voz do Facebook, disse que a companhia faz um monitoramento cuidadoso da interação feita entre os usuários e usa o feedback da comunidade para encontrar maneiras de melhorar a experiência.
“Estamos trabalhando numa atualização do Facebook Messages e fizemos essa mudança na nossa política de uso de dados para que possamos melhorar o produto”, disse Noyes à agência Reuters.
Outra mudança proposta pela companhia é acabar com o sistema que permite que seus usuários votem nas mudanças a serem feitas nas políticas e termos de uso do site. O processo foi iniciado em 2009 e ainda permite que o 1 bilhão de usuários vote em cada mudança.
Mudança na votação
As mudanças propostas ficam abertas a comentários do público pelos próximos sete dias. Se a proposta gerar mais de 7 mil comentários público, o sistema atual do Facebook abrirá uma votação para que os usuários aprovem as mudanças. Apesar disso, a votação só vale se ao menos 30% dos que usam a rede opinarem.
Também na proposta apresentada nesta quarta-feira, o Facebook informou que quer mudar o sistema de votação para suas mudanças. A empresa quer eliminar o processo e diz que ele não tem funcionado como era previsto.