Firefox é leiloado entre Bing e Google - Asplan Sistemas

Firefox é leiloado entre Bing e Google


São Paulo – A Fundação Mozilla resolveu jogar pesado com o Google, de
olho na renovação do acordo que mantém com a empresa de buscas, em
novembro. Sua arma é o Bing.

Nesta quarta-feira (26), a entidade uniu-se à Microsoft para anunciar uma nova versão do Firefox,
que adota o Bing como buscador padrão. é significativo que o Firefox
with Bing tenha surgido semanas antes do prazo final para a assinatura
do contrato com o Google. Para quem não sabe, a parceria é responsável
pela maior parte dos recursos que sustentam a Fundação Mozilla, pelo
menos desde 2006.

Sem o dinheiro de Mountain View, o Firefox não teria conseguido bancar
desenvolvedores que o ajudaram a se tornar o segundo navegador mais
usado no planeta, corroendo o mercado do péssimo e então onipresente
Internet Explorer 6. Por meio do contrato, o Google não apenas se tornou
o buscador incorporado à barra de pesquisas do browser como também
passou a aparecer em uma página inicial pré-definida, carregada sempre
que se faz uma instalação nova do programa. Quando alguém usa o Google
no Firefox e clica em um anúncio, parte do dinheiro vai para a Mozilla. é
bom para as duas partes e, por isso, a renovação sempre ocorreu.

Mas a situação já não é a mesma. Depois da última renovação, em 2008, o
Google criou o seu próprio navegador, o Chrome, que está prestes a
destronar o Firefox como o segundo mais usado no planeta. A empresa tem
investido pesado no software. O Chrome foi elevado a uma das seis áreas
estratégicas de atuação da companhia por Larry Page, logo que assumiu o
cargo de CEO (as outras são publicidade, busca, YouTube, redes sociais e
Android). Logo, a empresa pode querer manter o mesmo porcentual dado à
Mozilla ou diminuí-lo.

O pessoal da Fundação Mozilla, ao ver o Firefox ameaçado pelo Chrome,
quis mostrar que está preparado para fazer uma aliança com o ex-inimigo:
a Microsoft. Um acordo entre as duas provavelmente transformaria o Bing
no buscador mais usado em navegadores. Claro que, se o Google pagar
mais, tudo pode continuar como antes. Não é difícil imaginar que os
lances têm sido dados pelas duas partes interessadas. Quem pagar mais
leva a raposa torrada – ou melhor, o panda-vermelho.


Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/firefox-e-leiloado-entre-bing-e-google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *