Google está virando a Microsoft, diz analista sobre fim do Labs - Asplan Sistemas

Google está virando a Microsoft, diz analista sobre fim do Labs

Se há uma palavra que sempre resumiu bem o espírito empresarial do
Google, essa palavra é inovação. E uma das marcas desse conceito é o
Google Labs, projeto que mostra novas ferramentas e tecnologias
desenvolvidas pelos funcionários do Google e que são postos à prova para
que os usuários testem e enviem sua opinião para a empresa. Na
quarta-feira, a companhia decidiu abandonar o serviço, o que levanta a
dúvida: onde fica a tão falada inovação do gigante das buscas? Para o
diretor da Bites, empresa de consultoria em internet, Manoel Fernandes, o
Google passa atualmente por um amadurecimento do seu modelo de
negócios. “O Google está deixando de ser o Google para ser a Microsoft,
focada no que dá resultado, no que dá mais dividendos, mas perdendo um
pouco de contato com o que é o pulso da internet, a experimentação”,
disse ele em conversa com o Terra.

Inúmeros sucessos do Google começaram assim: Google Maps, Reader e
Groups são exemplos disso, ideias inovadoras postas à prova no Labs. Mas
mesmo com tantos exemplos de sucesso – e uma fila de mais de 50 outras
ferramentas aguardando para virarem produtos oficiais no portifólio da
empresa -, o serviço chega ao fim, como parte da estratégia da companhia
de priorizar esforços em produtos realmente importantes. Uma das
práticas mais conhecidas do Google é o de permitir que funcionários usem
20% do expediente para trabalharem em projetos inovadores. Mas o que
mudou nesse meio tempo? “O Google percebeu que quando era monopolista e
majoritário, fazer experimentos fazia sentido. Hoje eles pensam que não
podem mais dispersar energia em um momento tão importante, em que devem
proteger seus flancos para não serem atacados e perder mais espaço”,
afirma Fernandes.

Segundo o analista, as maiores ameaças para o Google hoje são o
Facebook e uma nova realidade da internet: as pessoas precisam cada vez
menos de buscadores. “O usuário pode consultar os contatos na própria
rede social e ter um resultado muito mais confiável do que por uma busca
no Google”, afirma. Para ele, o Google vê a necessidade de construir um
produto forte. “Hoje quando o usuário quer navegar na internet, ele vai
de uma ilha a outra. O Facebook é uma ilha, o Quora – site de perguntas
e respostas – é uma ilha, mas o Google é um grande oceano, e precisa
construir essa ilha, e está buscando ser parte dessa ilha”, diz.

O foco em novos produtos parece ser realmente o motivo do
encerramento do Google Labs. Em nota oficial, o vice-presidente de
Pesquisa e Infraestrutura de Sistemas da empresa, Bill Coughran, afirmou
que “apesar de termos aprendido muito lançando uma grande quantidade de
protótipos no Labs, acreditamos que um foco maior é crucial se
quisermos aproveitar ao máximo as oportunidades que surgirem pela
frente”. O fim do Labs não significa o abandono total dos produtos.
Segundo a companhia, o Google vai aposentar alguns dos experimentos e
manter outros funcionando, incorporando-os a outras áreas da empresa,
mas não divulgou ainda que produtos serão esses. Por outro lado, a
companhia afirmou que não há planos para mudar as experimentações dentro
do Gmail ou do Maps. “Vamos continuar a experimentar novas
funcionalidades em cada um de nossos produtos”, afirmou a companhia em
nota enviada ao Terra.

Para o diretor da Bites, a nova estratégia coloca o Google em risco.
“Se você não experimentar, não descobre oportunidades, como já foi
feito. Isso deixa o Google, como empresa, mais focada, mas menos
inovadora”, disse. E essa é a principal dúvida do analista. “A minha
pergunta – e eu não tenho essa resposta – é onde o Google irá inovar. A
fome por inovação sempre foi uma característica do Google. A área para
isso era o Labs, e agora? Para que setor vai isso?”, questiona. Em nota
ao Terra, o Google afirmou que continuará inovando, mas em escala
maior. “Em vez de dispersar nossos esforços através de diversos
produtos isolados, queremos refocar nossa força em projetos de impacto
global, em apostas ainda maiores. Nosso objetivo é inovar mais rápido do
que nunca, e com ainda mais impacto”.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5256764-EI12884,00-Google+esta+virando+a+Microsoft+diz+analista+sobre+fim+do+Labs.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *