
Governo estuda doar receptores digitais para população de baixa renda
São Paulo – O Ministério das Comunicações divulgou, nesta quinta-feira, as diretrizes para acelerar a digitalização da TV aberta e universalizar o serviço de banda larga no país.
A intenção do Governo é antecipar a desocupação da frequência de 700 MHz, atualmente utilizada por canais UHF, a fim de leiloa-la para uso do 4G. A nova venda deve acontecer entre fevereiro e março de 2014.
O Governo estuda ainda doar conversores digitais para a população de baixa renda – a medida já esta sendo chamada de “bolsa novela”. Desta forma, seria possível abandonar de vez a TV analógica.
Além disso, isenção fiscal para decodificadores e para novos aparelhos televisores também deve ser incluída no pacote. No momento, o Governo estuda o impacto financeiro da medida.
O Ministério das Comunicações acredita que dessa forma seria possível fazer a migração da população de baixa renda para a TV digital.
Ao mesmo tempo, eventos como a Copa do Mundo e as Olímpiadas estimulariam a classe média e alta a atualizarem seus aparelhos.
Segundo o ministro Paulo Bernardo, o edital do leilão da faixa de 700 MHz deve sair entre novembro e dezembro deste ano. Até lá, as diretrizes para o uso dessa faixa serão avaliadas por meio de consulta pública.
Atualmente ocupada pela TV aberta, a frequência é desejada pelas operadoras de telecomunicações porque permite uma abrangência mais ampla.
As antenas que funcionam nesse espectro podem transmitir sinal de até 40 quilômetros de alcance, enquanto no espectro de 2,5 GHz, licitado em junho do ano passado, a cobertura é de no máximo 6 quilômetros.
*com Estadão Conteúdo