
Intel revela protótipo do primeiro laptop do mundo sem fios
Cabos e outros acessórios para recarregar seu notebook não são muito práticos. Eles se enroscam, ocupam espaço e a chance de você esqueçê-los em casa é bem grande.
Pois a Intel quer eliminar de vez a necessidade deles, tornando a computação um pouco mais conveniente aos usuários.
Durante a Intel Developer Forum em Shenzhen, na China, a Intel apresentou o que a empresa define como o “primeiro laptop do mundo sem fio”.
Segundo a companhia, será possível recarregar a bateria do seu laptop ao posicioná-lo em uma mesa ou superfície – sem fio – própria para tal tarefa.
Da mesma forma, a ideia é que o laptop se conecte a outros dispositivos por meio da tecnologia Wi-Di (Wireless Display), que pode eliminar a necessidade de saídas HDMI, por exemplo.
“Este será o primeiro PC do mundo onde você não precisará conectar um cabo a ele”, ressaltou Kirk Skaugen, vice presidente e gerente geral na área de Client Computing da Intel.
A Intel já havia falado sobre o conceito de um laptop livre de fios em junho do ano passado.
Fabricantes de PCs teriam mostrado interesse na tecnologia da Intel. A Lenovo, segundo Skaugen, é uma delas.
O protótipo da Intel é um modelo híbrido, cuja tela pode ser desconectada do teclado. A companhia pretende ainda ligar laptops sem fio a outros dispositivos periféricos, como monitores e armazenamento externo por meio da tecnologia WiGig. Com uma velocidade de transferência de dados de 7G bps (bits ppor segundo), a WiGig é muito mais rápida que o Wi-Fi.
O protótipo sem fio é também o primeiro modelo baseado na próxima geração de processadores Skylake, disse Skaugen. A expectativa é que eles sejam comercializados a partir do segundo trimestre deste ano, apesar de não ter ficado claro quando os laptops sem fio chegarão ao mercado.
Vale ressaltar que o novo computador sem fio da Intel não encontraria um contexto muito prático nos dias de hoje, uma vez que superfícies recarregadoras ainda não foram instaladas em restaurantes, cafés e outras espaços.
No entanto, a Intel afirma que tem se aproximado de companhias aéreas, aeroportos, restaurantes e outras instituições para oferecer estações para recarrega dos aparelhos.
Segundo Skaugen, o novo modelo também receberia solução para autenticar usuários por meio de biometria, eliminando a necessidade de cadastro de senhas.