
Ministério do Trabalho adota certificação digital
Atualmente, as entidades que requerem autorização para trabalho a estrangeiros preenchem um formulário eletrônico no Sistema de Gestão e Controle de Imigração chamado Migranteweb. Neste sistema, a entidade requerente informa os dados necessários para apresentar seu pedido de autorização de trabalho a estrangeiros.
Após isso, o sistema emite um código chamado “pré-cadastro”, necessitando ainda validação das informações mediante apresentação dos documentos que precisa ser feita pessoalmente no protocolo do próprio MTE. No novo modelo, os documentos serão digitalizados e enviados pelas entidades requerentes que utilizarão certificados digitais ICP-Brasil.
Com a medida, não haverá a necessidade de convalidar as informações prestadas, garantindo a legalidade e determinando a responsabilidade das informações prestadas pelos que solicitam autorizações de trabalho para estrangeiros no Brasil. Dados do MTE apontam um crescimento de 31% no primeiro semestre de 2012 em comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando mais de 17 mil autorizações concedidas.
Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=31517&sid=16