
ONG cria site para jovens para lembrar Dia Mundial da Internet Segura
A Safernet Brasil, organização não governamental de defesa dos direitos humanos na internet, lançou nesta terça-feira (5) um site para adolescentes (acesse aqui) com conteúdo interativo sobre como navegar na web com segurança.
Nesta terça é comemorado o Dia Mundial da Internet Segura, campanha celebrada em 85 países com o objetivo de mobilizar os internautas para usar a rede com segurança. A Safernet Brasil é responsável por organizar a data no país desde 2009.
No portal, os jovens podem aprender noções de segurança na rede com jogos, histórias em quadrinho e cartilhas educativas. Em parceria com a organização Childhood Brasil, o site também disponibiliza vídeo-aulas sobre os direitos das crianças e dos adolescentes no ciberespaço. “O conteúdo tem como público-alvo os educadores que contarão com mais um recurso educacional para incluir a temática em sala de aula”, disse a Safernet.
Nesta terça-feira, agentes da Polícia Federal também irão percorrer escolas, lan houses e centros de inclusão digital em todos os estados brasileiros para distribuir materiais educativos e orientar os usuários sobre como navegar com segurança na internet. Os kits com materiais foram disponibilizados pela Safernet para as instituições parceiras.

Mapa mostra os eventos que serão realizados
no mundo na data (Foto: Reprodução)
Mapa
Em um mapa interativo (acesse aqui), o usuário pode ainda conferir todas as atividades presenciais programadas para a data no mundo. Conforme a Safernet, cerca de 60 atividades de mobilização estão confirmadas no Brasil, com o objetivo de enfatizar a importância de comportamentos responsáveis na web.
O Dia Mundial da Internet Segura surgiu em 2003 na Europa por iniciativa da Comissão Europeia, a partir da rede Insafe, com o objetivo de conscientizar os internautas para o uso seguro e responsável da rede.
Neste ano, o tema global do evento, escolhido pelo Comitê Organizador Internacional, é “Direitos e Deveres On-line: conecte-se com respeito”. Entre os parceiros do evento no Brasil estão Petrobras, GVT, Google, Polícia Federal e Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Facebook também lançou site destinado à
prevenção de bullying na web (Foto: Reprodução)
Facebook
Em apoio ao Dia Mundial da Internet Segura, o Facebook estreou no Brasil uma página destinada à prevenção de bullying na internet. “A intenção é oferecer ferramentas, dicas e programas que ajudem as pessoas a defender umas às outras na web”, disse a rede social.
O site (acesse aqui) está localizado dentro da Central de Ajuda e traz conteúdos em português, como vídeos, tutoriais e informações sobre como o usuário pode denunciar casos de violência on-line. Também é possível saber como denunciar casos de bullying e verificar o status das denúncias enviadas.