
Operadoras não cumprem metas no acesso à Internet
O
primeiro relatório da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com a
avaliação trimestral do desempenho das empresas de telefonia celular –
divulgado nesta quarta-feira, 06/02, mostra que o acesso à rede de
internet móvel é o principal problema do setor.
O
relatório constata que nenhuma das quatro grandes operadoras do país –
Oi, Claro, TIM e Vivo –, cumpre a meta estipulada pela agência, de cerca
de 98% de sucesso nas tentativas de conexão à rede de dados. Também
mostra que Oi e Vivo não revisaram seus planos de investimentos para
2012/2014. Já TIM e Claro aumentaram seus aportes em infraestrutura.
O levantamento mostra que o acesso à rede de voz, as operadoras ficaram
acima da meta estabelecida pela agência reguladora, com índice em torno
de 98%. O grande senão segue sendo o acesso à rede de dados. Nenhuma das
operadoras cumpriu a meta do órgão – de 98% – o índice ficou em torno
de 95%. As quedas de chamadas e de conexão ficaram dentro da meta
estabelecida pela agência – com. índices abaixo de 2%.
A TIM – que foi a operadora com o maior índice de punição no país com a
suspensão de venda de chips, em julho passado – cumpriu as metas da
Anatel no acesso à rede de voz – com 95%. No acesso à rede de dados, a
meta da agência é de 98% – a TIM ficou um pouco abaixo com cerca de 95%.
A Oi também cumpriu as metas na rede de voz, mas ficou abaixo durante o
trimestre na rede de dados. A Claro também seguiu o desempenho das
rivais, com desempenho de 96% no acesso à rede de dados.
O ponto de inflexão foi o desempenho da Vivo -que não foi punida pela
Anatel na suspensão da venda de chips, em julho passado. A operadora, no
acesso à rede de dados nos meses de setembro e outubro teve um
desempenho abaixo das rivais – em torno de 93% – e também não cumpriu as
metas estabelecidas pela agência. No acesso à rede de voz, a Vivo ficou
acima dos 95% impostos pela Anatel.
De acordo ainda com o relatório da Anatel, em outubro, a TIM foi alvo de
pouco mais que 3.500 reclamações de clientes que procuraram o call
center da Anatel. Apesar de ainda ser o maior entre as três operadoras, o
número de queixas caiu em relação julho, quando foram registradas mais
de 4.000. Em termos de investimentos, Oi e Vivo foram as teles que não
mudaram seus planos para o período 2012/2014 e mantiveram suas projeções
de, respectivamente, R$ 5,18 bilhões e R$ 7,15 bilhões.
Já TIM e
Claro revisaram para cima seus aportes. A TIM passou de R$ 8,18 bilhões
para R$ 9,52 bilhões. Já a Claro fez a maior revisão – passou de R$
5,74 bilhões para R$ 8,26 bilhões. No consolidado, os aportes prometidos
pelas teles móveis subiram de R$ 26,60 bilhões para R$ 30,46 bilhões.
Os números da Anatel – que serão divulgados trimestralmente – confirmam o
apurado pelo portal Convergência Digital, em janeiro. Os dados da
agência e do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor
(Sindec) – formado por diversos Procons – não batem.
Se a
agência puniu duramente a TIM, aplicou restrições à Oi e à Claro e não
puniu a Vivo, no Sindec, a TIM teve – mesmo ficando na 7ª posição no
ranking das empresas com os piores atendimentos – o melhor desempenho do
setor. A TIM bateu a Oi(primeira colocada no ranking), a Claro (segunda
colocada) e a Vivo (terceira).
Se fosse levado em conta o desempenho de outras empresas do setor de
telecomunicações, a TIM só teria “perdido” para a NET (16º colocado). A
lamentar, a decisão da Anatel de divulgar o relatório sem a realização
de uma coletiva de imprensa para os esclarecimentos necessários. O
Convergência Digital disponibiliza a íntegra do relatório de qualidade
da agência.
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Clique aqui e veja a íntegra do relatório divulgado pela Anatel. (PDF – 1,3 MB) |
* Com dados da Anatel e colaboração de Luiz Queiroz, de Brasília
Fonte: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=32993&sid=8