Porque sua empresa deve contratar um especialista em SEO - Asplan Sistemas

Porque sua empresa deve contratar um especialista em SEO


é o caminho mais adequado para quem pretende ter um controle muito melhor e maior conhecimento das técnicas utilizadas na prestação do serviço

Os fatores que têm influência na otimização de um motor de busca (o
chamado Search Engine Optimization, ou simplestemte SEO) estão evoluindo
constantemente, exigindo estratégias multi-facetadas que envolvam
várias disciplinas e talentos – e, em muitos negócios, vários
departamentos. Dados esses fatores, o que é melhor? Contratar ou
terceirizar?

Para serem eficientes, especialistas em SEO podem precisar trabalhar
com uma equipe de editorial ou de comunicações a fim de criar conteúdo
que forneça o serviço pretendido. Eles devem, também, estar envolvidos
com a estratégia social da empresa, trabalhar no projeto e no
desenvolvimento, na propaganda e outros departamentos e práticas.

Será melhor deixar este trabalho aos cuidados uma agência externa que
focada especificamente no SEO ou, caso seu negócio tenha uma presença
online significativa, seria melhor você ter um profissional de SEO
trabalhando na sua equipe, dedicado integralmente a atender
continuamente suas necessidades de SEO?

O quão rápido o SEO evolui?

Uma dúvida que muitas empresas têm envolve a velocidade de evolução
das táticas SEO durante os últimos anos. O que já foram consideradas
práticas SEO aceitáveis uma vez, agora, tornaram-se práticas
inaceitáveis. As mudanças que têm sido incorporadas pela Google durante
os últimos dois anos têm sido drásticas e, para a indústria online,
devastadoras.

Como disse Ashley Tate, especialista em SEO, em um artigo recente, “as
estratégias de SEO passaram por inúmeras evoluções durante o último ano.
De atualizações de algoritmos, como Penguin e Panda, até novas
restrições de motor de busca em links com spam, os métodos de otimização
para obter as melhores classificações nos motores de busca têm evoluído
por toda a web”.

Tate não está só. Outros especialistas da indústria de SEO concordam
com ela. Entre eles, Havey Peace. Ele conta que “a paisagem do SEO tem
mudado de forma dramática durante o último ano e, francamente, tem sido
trabalhoso ficar a par de tudo. é absolutamente claro agora que algumas
táticas arriscadas que funcionaram nos últimos anos não apenas deixaram
de funcionar, como podem, hoje, penalizar seu site e penalizá-lo na
classificação”.

Para que foram projetadas as atualizações Google Panda e Penguin?

Em pouco mais de um ano, a Google implementou mais de 500
atualizações. As duas maiores são as muito discutidas e muito odiadas
Panda (liberada em fevereiro de 2011) e, mais recentemente, a
atualização Penguin (liberada em maio de 2012).

As atualizações da Google ocorrem tanto que os especialistas em SEO,
muitas vezes, percebem uma queda no tráfego em conjunto com o período em
que a mudança foi implementada para ajudar a explicar os ganhos e
perdas. O site SEOMoz, cobre as mudanças de algoritmo para esses propósitos específicos.

Segundo ele, a atualização Panda foi implementada para reduzir as
classificações do motor de busca para sites que não possuem um propósito
ou serviço útil para o usuário final. Conhecidos como fazendas de
conteúdo, esses sites, muitas vezes, copiam o conteúdo de outras páginas
ou geram conteúdo utilizando material de preenchimento – isso é, texto
suficiente sobre qualquer assunto para obter um acesso através dos
motores de busca, mas não suficiente para ser útil para qualquer pessoa
buscando por informações específicas sobre algum assunto.

O resultado final do Panda é bom para qualquer um que utilize motores
de busca para realizar buscas na internet e, com o tempo, será bom para
as práticas de SEO, que foram, naquela altura, centradas novamente na
produção de conteúdo relevante e de qualidade para atrair uma
comunidade, em vez de seduzi-la com conteúdo falso e sem utilidade.

A atualização Penguin, por outro lado, teve como objetivo o que a
Google chamou de “webspam”. “A mudança diminui a classificação para
páginas que acreditamos violar as diretrizes de qualidade existentes da
Google”, diz a equipe do buscador.

A Penguin penalizou sites que utilizaram táticas que, mesmo antes da
atualização, foram consideradas “trapaça”, tais como o preenchimento de
palavras-chave. Ela também penalizou técnicas menos óbvias tais como a
“incorporação de endereços” – a tática de utilizar grandes números de
endereços de saída irrelevantes em uma página de conteúdo.

Páginas que usam táticas legítimas de SEO não têm nada para temer,
de acordo com a Google, mas aquelas que estejam envolvidas de forma
ativa em táticas de webspam para o propósito de manipular os resultados
do motor de busca são as que mais notarão a diferença.

Será que a empresa de SEO que você acabou de contratar trapaceia?

O termo “empresas de serviço de SEO” resulta em milhões de resultados
no Google, enquanto “opiniões sobre empresas SEO” em outros tantos.
Encontrar uma empresa de SEO competente e confiável não é uma tarefa
fácil, dado o número de empresas de SEO relâmpago e o fato de que não
existe nenhum padrão SEO de indústria aos quais as empresas de SEO
possam aderir.

Muitas empresas de SEO têm a prática de garantir a atribuição dos
melhores resultados de busca. Isto pode ser alcançado por apenas dois
meios. Um deles envolve a tática de fornecer conteúdo de alta qualidade e
utilizar técnicas SEO legítimas. O outro, táticas SEO de trapaça.
Muitas empresas não têm ciência do que a empresa de SEO está fazendo com
suas páginas a fim de que elas alcancem tais objetivos ou, caso estejam
cientes, enão tem a menor ideia se tais técnicas são consideradas
trapaças pelo Google – ou que tais técnicas possam vir a ser
consideradas em uma próxima atualização.

O que é SEO em 2012?

Ficar a par do SEO não é como ficar a par das mudanças em um sistema
operacional – é necessário um tratamento sério e uma constante atenção
de um profissional de SEO que esteja ciente dos últimos aspectos do
mercado online em relação ao SEO. Por exemplo, a Google está trabalhando
agora para substituir ou desvalorizar o uso do “texto âncora” e, em vez
de encorajar o que ela chama de “relevância de nicho/conteúdo ao ligar
sites” que determina principalmente a relevância de um endereço que
ajuda a dizer se um site está fornecendo um serviço, produto ou
informação de forma precisa sobre um assunto pesquisado.

Então, o que as técnicas SEO honestas são hoje em dia? Como
mencionado acima, muitas tecnologias e departamentos estão envolvidos
agora no processo contínuo do SEO. Tarefas que costumavam ser ligadas ao
desenvolvedor web ou designer, tais como o tempo que leva para que uma
página seja carregada, o desempenho de um site ou o design, layout e
localização do sistema de navegação e a paginação de um website, estão
ligadas ao SEO. Outras coisas, tais como a qualidade do conteúdo em um
site, a forma como tal conteúdo é formatado, a utilização de subdomínios
e conteúdo entre domínios ou até mesmo a experiência de usuário e a
usabilidade de um site, também estão incluídas em um plano SEO
eficiente.

Integração social e o SEO

No ano passado, o SEO para redes sociais ainda estava dando seus
primeiros passos, mas hoje ele é uma parte importante da caixa de
ferramentas do SEO.

O uso de redes sociais e do que é chamado de “integração social” – o
quão bem sua empresa integra as redes sociais em seu site principal – é
cada vez mais importante para o SEO. Ele envolve vários aspectos do SEO,
incluindo o comércio eletrônico, o SEO internacional, local e móvel,
como também o domínio do uso de sites de redes sociais para vender para,
e não isolar, certo público. Assim como grande parte das empresas
acordou para a realidade da necessidade de uma presença online na década
de 90, as empresas de hoje estão começando a compreender o real valor
de possuir uma conta no Twitter, Facebook e Google+.

O Google Places e o Yahoo Local também se tornaram muito importantes
para o SEO, à medida que são reconhecidos como locais onde endereços
legítimos para um site de uma empresa podem ser obtidos, como também as
opiniões dos clientes e os comentários. Técnicas trapaceiras tais como
“preenchimento de opiniões” já estão sendo utilizadas por algumas
empresas SEO – uma prática que possivelmente será encarada com mais
seriedade à medida que a relevância social continue a crescer.

Novas técnicas de SEO estão aparecendo de forma regular, tais como o
uso de tags alternativas bem escritas para imagens – importante para a
inclusão nos resultados de busca do Google Imagens – e o LSI (índice de
semântica latente) – uma técnica que o Google está integrando em seu
algoritmo. Ela dá pontos extras de conteúdo (e uma melhor classificação)
por utilizar termos relacionados diferentes da palavra chave sendo
buscada dentro do conteúdo de uma página. Se um site possui termos em
específico tal como “papel de parede” junto com outros termos como
“tinta”, “faça você mesmo” e “removedor de papel de parede”, ele será
recompensado pelo Google. Se, contudo, a página utilizar o mesmo termo,
ou partes do termo, repetidas vezes no conteúdo, a página será
penalizada.

Porque é melhor ter um SEO dentro da empresa

Toda essa informação pode ser assustadora, mas é por isso que ter um
cargo de SEO na equipe interna é, muitas vezes, o melhor para uma
empresa que dependa de sua presença na internet para vendas e marketing.
Ao ter alguém o qual o único foco é o SEO, ele ou ela pode utilizar o
tempo que for necessário para ficar a par das últimas técnicas e
trabalhar com tais técnicas em vários departamentos da empresa para
incorporar (ou remover) as táticas de SEO no site.

Além disso, a empresa tem um controle muito melhor (e conhecimento)
de quais técnicas estão sendo utilizadas se especialista de SEO for
interno. O salário de um especialista do setor de SEO deve girar em
torno do uso ético de práticas SEO legítimas para aumentar a
classificação dos resultados de busca de uma página.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/08/22/porque-sua-empresa-deve-contratar-um-especialista-em-seo/

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