
Projeto do Google que pretende levar internet para todo o mundo será testado na Austrália
O projeto desenvolvido pelo Google, chamado “Project Loon“, que pretende levar internet para todos os lugares do mundo será testado na Austrália a partir de dezembro. O gigante de buscas começou uma parceria com a Telstra, maior empresa de telecomunicações da Austrália, e 20 balões serão lançados na estratosfera com o objetivo de levar conexão para áreas remotas do país. Testes com os balões do Loon já foram feitos na Nova Zelândia e nos Estados Unidos, mas nenhum saiu como o esperado pelos desenvolvedores.
Os testes na Austrália serão os primeiros em que o Google terá uma parceria com uma grande empresa de comunicações. A Telstra permitirá que o Google utiliza seu espectro de rede e fará o lançamento dos balões do projeto.
Os balões da iniciativa são desenvolvidos pelo Google X, núcleo de pesquisa e projetos experimentais do gigante a internet.Os testes anteriores com balões do projeto Loon não foram bem sucedidos e até causaram um pouco de bagunça.
Na Nova Zelândia, o balão caiu no mar e foi identificado como uma aeronave quebrada, o que causou bastante confusão com os serviços de emergência do país. E nos Estados Unidos, um dos balões atingiu uma rede de energia e deixou uma cidade próxima de Washington sem eletricidade.