Reputação em risco no trabalho: como agir - Asplan Sistemas

Reputação em risco no trabalho: como agir


São Paulo – Por mais gente boa que você seja, as opiniões a seu respeito
nem sempre serão uma unanimidade positiva. Vez ou outra, alguém pode,
sim, tecer um comentário a seu respeito no trabalho. Não se assuste.

“As
relações humanas são sempre a partir das diferenças”, afirma o coach
Homero Reis. “Um dos indicadores de maturidade é ver essas diferenças
como possibilidades e não ameaças. E que essas divergências a seu
respeito são um conflito de possibilidades”.

Da crítica à conspiração contra a sua reputação  na carreira nem
sempre há um longo percurso. E basta um comentário maldoso (e muitas
vezes injusto) para que a sua imagem profissional fique em risco. Mas
qual é o comportamento adequado para este tipo de situação?
Especialistas respondem:

1 – Para além da rádio peão – Antes
de entrar em desespero e querer abrir um buraco para se esconder,
avalie a veracidade e a relevância sobre os comentários negativos
tecidos a seu respeito. “Neste caso, a pessoa precisa se certificar se
realmente existe uma ação orquestrada contra ela. Percebido isso, deve
sair do campo da dúvida para a certeza”, afirma o coach Homero Reis.

Confrontar
a pessoa que traz essa informação para você é o primeiro passo.
“Pergunte se o que ela está dizendo é verdade, se é importante e que
tipo de benefício este dado irá lhe trazer. Se a pessoa não tiver uma
resposta, você já cortou a fofoca pela raiz. Você neutraliza uma
difamação”, afirma o consultor Kharim Khoury, autor do livro “Vire a
página – Estratégias para resolver conflitos” (Editora Senac). “Você
precisa obrigar essa pessoa se posicionar. é uma maneira de cortar a
rádio peão”.

2 – Controle suas reações – Confirmados
todos os boatos, a hora é de colocar em ordem todos os sentimentos em
relação ao caso. Nestas circunstâncias, é normal sentir raiva, tristeza e
outras emoções negativas. Mas você não pode se deixar levar por elas.

“Temos que ter controle sobre o nosso comportamento, nunca sobre o comportamento do outro”, diz Khoury.

Para isso, é essencial “conhecer bem a si mesmo e saber quais são as
suas fortalezas”, afirma Irene Azevedo da LLH| DBM. “Aquele que conhece a
si mesmo e ao outro não perde nenhuma batalha porque consegue prever os
próprios comportamentos”.

3 – Chame para uma conversa – Com
a cabeça em ordem, chame o autor das supostas estratégias para minar
sua reputação para uma conversa. Uma franca conversa, diga-se de
passagem. Dependendo do caso, vá acompanhado de uma testemunha de
confiança.

Neste momento, fique despido de toda vontade de
pular no pescoço da pessoa, ou dito de uma maneira mais elegante,
acusá-la de acabar com a sua reputação. Seja diplomático e equilibrado.
Nada de partir para o ataque.

Uma dica é usar a técnica dos
postos. A ideia é entrar para a discussão com a ideia de que os dois
lados tem posições legitimas e que devem, juntos, construir uma terceira
via. “Não precisa chegar a um consenso, mas, sim, a um ajuste de
possibilidades”, afirma Reis.

4 – Se não resolver … – Continue
fazendo seu trabalho da melhor maneira possível de forma que não tenham
o que falar contra você. Agora, se o cenário se agravar e todas as
possibilidades de negociação forem exauridas, vale recorrer a uma via
judicial por dano moral.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/carreira/reputacao-em-risco-no-trabalho-como-agir-02082012-9.shl

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