Saiba como evitar problemas na migração do MSN para o Skype - Asplan Sistemas

Saiba como evitar problemas na migração do MSN para o Skype


Diversos sites internacionais estão noticiando a data de aposentadoria do MSN para o dia 15 de março. O prazo estaria de acordo com os anúncios já feitos pela Microsoft sobre o fim do serviço e a migração para o Skype ainda no primeiro semestre de 2013. Porém a data não é confirmada por Microsoft e Skype. O que de fato existe é o incentivo para que usuários do Messenger comecem a migração para o novo serviço.

Milhares de usuários já começaram a migração e muitos relataram problemas no processo. Veja respostas para as principais dúvidas e reclamações postadas pelos leitores nos comentários da coluna Tira-Dúvidas.

Muitos usuários relatam que perderam seus contatos após a migração do MSN para o Skype. O que fazer se isso acontecer?

De acordo com informações obtidas com os engenheiros do Skype, o problema é conhecido e providências estão sendo tomadas. Aqueles que identificarem o desaparecimento de contatos não precisam se preocupar, pois no processo de migração os contatos não são removidos imediatamente, mas podem aparecer entre os contatos excluídos. Para revisar a lista de contatos excluídos e restaurá-los, acesse este link, informe as credenciais da conta e clique no ícone em forma de seta, localizado na barra superior da página.

Serão exibidas as opções E-mail, Pessoas, Calendário e SkyDrive.

Clique na opção Gerenciar>Restaurar contatos excluídos. Será exibida uma lista com os contatos que foram excluídos. Verifique se entre os contatos presentes na lista não estão também os contatos desaparecidos.

Marque-os e depois pressione o botão Restaurar. Vale salientar que os contatos marcados como excluídos permanecerão nessa lista durante 30 dias.

A migração para o Skype é obrigatória?
Embora o fim do MSN já tenha sido anunciado, neste momento os usuários estão sendo incentivados a migrar para o Skype. Essa atualização é opcional e será disponibilizada por meio de uma mensagem de notificação quando os usuários do Messenger estiverem conectados. Ao optar por atualizar o Messenger a partir da mensagem de notificação, o processo será rápido e simplificado. O Skype será baixado por todos os novos usuários e para os usuários do Messenger. Já os usuários do Messenger e Skype serão redirecionados para o Skype. O Messenger será desinstalado e o usuário poderá se autenticar no Skype usando a sua conta da Microsoft, tendo a sua lista de contatos do Messenger carregada automaticamente no Skype.

Os usuários que preferirem aguardar para migrar somente após o MSN ser desativado serão redirecionados para página de download ao tentar se autenticar no serviço. A expectativa é que, depois da descontinuação do MSN, todos os contatos serão migrados automaticamente. Ainda de acordo com o Skype, após a fusão das contas, a lista de contatos do Messenger será carregada automaticamente e o usuário será capaz de acessar as mensagens instantâneas e poderá fazer chamadas de vídeo com seus amigos diretamente no Skype. Os usuários também podem tentar alguns dos outros recursos oferecidos pelo Skype, como chamadas para telefones fixos e móveis, compartilhamento de tela e chamadas de vídeo em grupo.

Como fazer backup dos meus contatos do MSN?
Uma alternativa para o gerenciamento dos contatos é criar uma cópia de segurança do catálogo do Outlook.com e importá-lo usando o Skype. Porém, até o momento, esse procedimento não é possível na versão atual do programa devido à incompatibilidade com o formato do arquivo da cópia de segurança. Mas existe a expectativa de que, no futuro, todos os recursos do Skype estejam incorporados ao portfólio da Microsoft.

Pacotão: remoção do Skype da barra de tarefas e atualização do Android

qui, 17/01/13

por ronaldoprass |
categoria Coluna

Colunista ainda responde dúvidas sobre remover definitivamente o ClickMein do navegador e upgrade da placa de vídeo em notebook.

>>> Remover Skype da barra de tarefas
Depois de instalado, não consigo fechar o Skype. Mesmo clicando no “X”, só é possível finalizando tarefas, isso é muito chato. Já desmarquei a opção de inicializar automaticamente, mas não adiantou. Como faço? Witt.

Olá Witt! Mesmo que você desabilite o carregamento do Skype durante a inicialização, após o programa ter sido executado por pelo menos uma vez ele será adicionado na barra de tarefas. Esse comportamento pode ser configurado, clicando em Inicializar>Painel de Controle> Todos os Itens do Painel de Controle>ícones da área de Notificação. Localize o ícone do Skype e altere a propriedade de comportamento para Ocultar ícone e notificações e, depois, clique em OK. Para se desconectar do Skype após tê-lo usado, você deve acessar o menu superior em Skype e clicar em Desconectar.

>>> Piora na bateria após atualização
Atualizei meu Motorola x-910 para a versão 4.0, do Android, e o consumo de bateria aumentou demais. Não aguenta mais de cinco horas. Isso é normal? Criger Luiz.

Olá Criger! O consumo da bateria pode variar conforme o uso do smartphone. O ideal para aumentar a autonomia é deixar o Bluetooth desabilitado, assim como o serviço de localização e Wi-Fi. Aplicativos que não forem fechados definitivamente podem contribuir para o desperdício de carga.

Também é recomendável verificar a existência de aplicativos que podem manter algum tipo de serviço ativo em execução de segundo plano. A versão instalada no seu smartphone é a oficial disponibilizada pelo fabricante? Por favor, poste mais detalhes na área de comentários, assim poderei lhe auxiliar com mais precisão no diagnóstico do problema.

>>> Remover definitvamente o ClickMein
Em relação à desinstalação desses programas ou afins que ficam na página inicial do navegador, eu tenho uma dúvida. Coloquei o aplicativo “WebcamToy” para o Google Chrome e me parece que junto a ele veio um tal de “ClickMein” e também o “PC Safe” e eu não consigo desinstalá-los do meu computador (sendo que tenho o Revo Uninstaller). Poderia me ajudar? Juliano.

Olá Juliano! Programas semelhantes ao ClickMein e PC Safe podem oferecer algum tipo de resistência para a sua desinstalação. E em alguns casos, programas de “limpeza” podem não obter sucesso. A solução é localizá-los na pasta C:Arquivos de Programas e deletá-los definitivamente.

>>> Atualizar o Android no Galaxy II
Posso realizar os mesmos passos de atualização para o Galaxy SII? Obrigado. Thiago.

Olá Thiago! O procedimento é semelhante, porém, é necessário fazer o download do ROM específico para o seu smarphone neste link. Vale salientar que é um procedimento experimental e que existe o risco de inutilizar o aparelho.

>>> Upgrade da placa de vídeo
Tenho um notebook CCE gt335pro com processador Intel Core i3 2310M, sistema operacional Big Linux (voltarei paro o Windows semana que vem). O cache é de 3 MB, memória RAM 3GB DDR3 e HD de 500 GB. Ele já roda test drive unlimited 1 no gráfico máximo, queria dar um upgrade nele, colocar uma placa de vídeo potente, não quero gastar muito. Até uns R$ 800,00 dá para fazer o quê? Gabryel.

Olá Gabryel! Não é possível realizar upgrade na placa de vídeo do seu notebook, mas você pode melhorar o desempenho do conjunto de hardware adicionando mais memória RAM e um disco de SSD.

Saiba o que fazer se algo der errado na migração do MSN para o Skype

ter, 15/01/13

por ronaldoprass |
categoria Coluna
| tags

Usuários do MSN têm relatado dificuldades no processo de migração para o Skype, inclusive com a perda de contatos. Confira as dicas da coluna Tira-dúvidas para salvar e restaurar uma cópia de segurança dos contatos do MSN.

No primeiro trimestre de 2013 o serviço de bate-papo MSN será substituído pelo Skype. Os usuários do Messenger já podem iniciar o processo de migração. Porém, um procedimento que, em teoria, deveria ser simples, tem causado inúmeros transtornos aos seus usuários. Para contornar os problemas de instabilidade e minimizar os riscos de perda dos contatos, é possível criar uma cópia de segurança, que pode ser salva e restaurada a qualquer momento.

Cópia de segurança
Para criar uma cópia de segurança dos contatos do serviço da Microsoft, acesse o site do Outlook.com, usando as mesmas credenciais do MSN. No site do Outlook ficam salvos os contatos de e-mail e MSN.

Clique no ícone em forma de seta, localizado na barra superior da página. Serão exibidas as opções E-mail, Pessoas, Calendário e SkyDrive.

Clique na opção Pessoas, para gerenciar os contatos. Marque na caixa de seleção todos os contatos que deverão ser salvos na cópia de segurança. Nessa etapa também é possível eliminar contatos indesejados. Depois, clique na opção “Gerenciar>Exportar”.

O serviço do site irá disponibilizar automaticamente um arquivo chamado WLMContacts.csv. Salve o documento em uma pasta apropriada. O tamanho do arquivo pode variar conforme a quantidade de contatos no catálogo do Outlook. Esse arquivo é reconhecido por inúmeros programas de e-mail, mas não pode ser importado diretamente pelo Skype. Em testes realizados, não é exibida qualquer mensagem de erro, mas os contatos não são importados com sucesso.

Com a cópia de segurança criada e salva em um local que não ofereça riscos de o arquivo ser removido acidentalmente, repita os passos de migração do MSN para o Skype.

Restauração dos contatos
Se o processo de migração falhar e acabar eliminado os contatos já existentes, siga os seguintes passos para restaura-los a partir da cópia de segurança:

Acesse o site do Outlook.com, usando as mesmas credenciais informadas na integração para o Skype. Retorne à página Pessoas, onde a cópia de segurança foi criada.

Clique na opção “Importar do arquivo”. Será exibida uma nova página com a opção “Microsoft Outlook (usando CSV)” ou simplesmente “Outlook”. Deixe a primeira opção marcada e clique no botão “Procurar”.

Navegue com o Explorer até o local em que a cópia de segurança foi salva. Selecione o arquivo e, depois, clique em “Importar contatos”. Em instantes, todos os contatos estarão restaurados e disponíveis na conta do usuário.

Os passos acima também podem ser seguidos para a criação de uma nova conta no MSN. Após restaurados, repita o procedimento de migração da conta do MSN para o Skype e verifique se eles permaneceram disponíveis.

Saiba como migrar do MSN Messenger para o Skype

sex, 11/01/13

por ronaldoprass |
| tags

A Microsoft anunciou, no fim de 2012, que irá aposentar o MSN Messenger no primeiro trimestre deste ano. Os mais de 100 milhões de usuários do serviço de bate-papo serão migrados para o Skype, adquirido pela Microsoft em maio de 2011.

Na quarta-feira(9), sites internacionais, como o “The Next Web”, afirmaram que o MSN será descontinuado em 15 de março por conta de um e-mail que estaria sendo enviado para usuários, o que não foi confirmado pela Microsoft.

Em comunicado enviado ao G1, a Skype diz que, “como anunciado anteriormente, iremos aposentar o Messenger no primeiro trimestre de 2013′. A data do dia 15 de março não foi confirmada pela companhia. O texto ainda pede que usuários baixem o Skype e entrem com suas contas do Messenger para fazer a migração e continuar falando com os seus contatos.

Migração
Para iniciar o processo de migração, clique aqui. Na página, será exibida a tela de login do Skype. Há três opções possíveis:

– Acessar com as credenciais do próprio Skype, caso o leitor já possua uma conta ativa;
– Conectar usando as credenciais de uma conta válida do Hotmail ou do Windows Live;
– Conectar com uma conta do Facebook.

Para que o processo de migração do MSN funcione com sucesso, conecte usando as credenciais de uma conta do Hotmail. Informe os dados necessários para a autenticação no serviço e clique em “Entrar”.

Nesta etapa do processo, o leitor poderá optar em usar uma conta válida do Skype ou criar uma nova para que ela seja vinculada à conta do MSN. Clique no botão que corresponder a alternativa de sua preferência.

O processe de migração dos contatos ocorrerá nesta etapa. Para isso, basta clicar na opção “Unir contas”.

O processo pode demorar alguns instantes, pois depende da quantidade de contatos. Ao término, é só executar o Skype e autenticar-se no serviço usando as credencias da conta da Microsoft.

Alguns usuários relataram problemas no procedimento de migração. Entre as soluções encontradas para contornar o inconveniente foi necessário reinstalar o Skype e reiniciar o PC.

Fonte: http://g1.globo.com/platb/tira-duvidas-de-tecnologia/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *