Site do IBGE é alvo de defacing - Asplan Sistemas

Site do IBGE é alvo de defacing

Ao pé da página, hackers negam ter relações com os grupos LulzSec ou Anonymous no Brasil.

O site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (www.ibge.gov.br) teve sua página inicial modificada no início sexta-feira (24/6). A imagem imagem da bandeira do Brasil, assinada por um grupo que se intitula “FIREH4CK3R”, contém mensagens de cunho nacionalista, típicas de outros ataques do grupo. Recentemente, eles já haviam invadido o site da embaixada norte-americana no Brasil.

A invasão e o defacing foram confirmados pela assessoria do IBGE. A página modificada ficou no ar até pouco depois das 8h da manhã. Nela havia um aviso informando que neste mês o Brasil sofrerá o “maior número de ataques de natureza virtual” de sua história. E um protesto contra a ação dos grupos LulzSecBrasil e Anonymous que ao longo dessa semana reivindicaram ataques às páginas da Presidência da República, da Receita Federal, do Ministério do Esporte e da Petrobras.

O aviso deixado pelos invasores diz que: “Este mês, o governo vivenciará o maior número de ataques de natureza virtual na sua história feito pelo fail shell. Entendam tais ataques como forma de protesto de um grupo nacionalista que deseja fazer do Brasil um país melhor. Tenha orgulho de ser brasileiro, ame o seu país, só assim poderemos crescer e evoluir. Atacado por Fireh4ck3r. Brasil, um país de todos! Não há espaço para grupos sem qualquer ideologia como LulzSec ou Anonymous no Brasil”.

Ontem (23), a página do Ministério do Esporte também foi alvo de
hackers. De acordo com a assessoria, o ataque foi periférico e não
alterou o sistema central da página nem a parte de dados. Mas o
ministério optou por tirar o site do ar para uma varredura. Só após essa
varredura será possível fazer um diagnóstico mais detalhado do ataque.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/06/24/site-do-ibge-e-alvo-de-defacing/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *