Tablets e leitores digitais ameaçam a tinta e o papel - Asplan Sistemas

Tablets e leitores digitais ameaçam a tinta e o papel


Vendas devem chegar a 9,7 bilhões de unidades até 2016, o triplo de 2011

Os tablets e os leitores digitais ameaçam tornar o papel obsoleto
para os editores de livros, revistas e jornais, já que as pessoas cada
vez mais se habituam a ler as notícias, romances e livros de referência
em telas dos mais variados formatos.

Leia mais notícias do R7

“é uma questão de tempo antes que a gente pare de cortar árvores e
que todas as nossas publicações se tornem digitais”, afirma o analista
Tim Bejarin, presidente da Creative Strategies.

Há quatro anos a gigante do comércio na internet Amazon popularizou a
utilização de telas para a leitura de romances com o seu leitor, o
Kindle. Depois, em 2010, a Apple atiçou um apetite insaciável por seus
tablets iPad, ideais para devorar todos os formatos digitais, desde
filmes até revistas e livros.

O aumento nas vendas dos leitores e tablets devem permitir que as
vendas globais de livros digitais cheguem a 9,7 bilhões até 2016,
triplicando o crescimento de 2011, de acordo com um relatório da empresa
Juniper Research.

“O mercado para e-books está crescendo rapidamente, a velocidade da
mudança comportamental do consumidor é medida em meses, em vez de anos”,
disse a vice-diretora executiva do Grupo de Estudo do livro (BISG),
Angela Bole .

De fato, os leitores que provam o digital são rapidamente
conquistados: quase metade dos compradores de livros em papel e digitais
estão dispostos a desistir do papel, caso possam encontrar o que
desejam em formato digital. Já as livrarias correm o risco de
desaparecerem. Algumas tentam se defender adotando a tendência, como a
Barnes & Noble com seu leitor Nook, ou a francesa Fnac com o Kobo by
Fnac.

“Eu estou entre aqueles que pensam que o novo entusiasmo pelos
e-books desenvolve no povo o interesse geral pela leitura”, disse o
analista Allen Weiner, da Gartner.

Estudos mostram que a posse de um leitor tende a aumentar o interesse pela leitura, uma boa notícia para os editores.

“Toda vez que motivamos as pessoas a lerem, independentemente da
forma, desencadeamos o amor pela leitura”, afirmou ele, convencido de
que os livros em papel vão manter uma quota do mercado, como livros
apreciados em casa.

“Será que isso vai forçar as editoras a pensarem diferente? Claro, mas esta não é a morte da edição impressa”, disse.

Bajarin acredita que vai demorar pelo menos dez anos antes da tinta e
o papel se tornem obsoletos. “Todas as pessoas com mais de 45 anos
cresceu com este formato e, para muitos, ele será sempre o formato mais
confortável”.

Para jornais e revistas, o prazo será mais curto.

“O papel vai desaparecer para jornais, as revistas terão que encontrar um equilíbrio entre o papel e o digital”, previu Weiner.

Atualmente, os jornais gastam um monte de papel na impressão e
distribuição, além disso, os artigos em papel não podem chegar ao leitor
tão frescos como os que saem na internet.

Portanto, o grupo News Corporation lançou no início deste ano em Nova
York um jornal concebido especificamente para o formato digital, o The
Daily. Os jornais tradicionais melhoraram seus sites e lançaram edições
sob medida para os leitores e tablets

Em novembro, a Time Warner nomeou uma especialista em publicidade
digital, Laura Lang, padroeira da Digitas (Publicis Group), para a
gestão do grupo de mídia Time, o maior editor de revistas dos Estados
Unidos.

“As revistas ainda estão tentando entender como funciona o digital”, disse Weiner.

Quanto aos grupos da internet, eles começam em formato de revista: o
Yahoo! lançou no mês passado o Livestand, combinando imagens, textos
estáticos e em movimento para o iPad. Ele concorre principalmente com o
Flipboard, que apresenta na forma de revista eletrônica várias seleções
de artigos.

gc/chr/sl/lb/mc/mr

Fonte: http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/tablets-e-leitores-digitais-ameacam-a-tinta-e-o-papel-20111213.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *