Truque simples no Facebook permite compartilhar até suas fotos privadas - Asplan Sistemas

Truque simples no Facebook permite compartilhar até suas fotos privadas

Brecha permite trocar código de imagens da rede social e expor fotos protegidas de amigos para terceiros.

Privacidade é uma questão importante das redes sociais, principalmente quando a maior delas possui mais de 800 milhões de usuários, e quando existe a chance de até o perfil do fundador do site  ser invadido. A questão é tão complexa que o governo dos EUA precisou firmar um acordo com o site de Mark Zuckerberg para tentar garantir a privacidade dos usuários. 

Um das preocupações mais frequentes dos usuários (se não a maior) é em relação às fotos. De uns tempos para cá, ficou mais fácil delimitar quem pode ver determinados conteúdos, principalmente porque há uma opção que permite definir uma privacidade padrão para as postagens, que pode ser alterada no momento em que o conteúdo for publicado. No entanto, isso não impede que terceiros vejam fotos privadas – basta que um “amigo da onça” intermedeie o processo. 

Com ajuda de um truque muito simples, um amigo pode compartilhar suas fotos com qualquer outra pessoa, até mesmo que não esteja no Facebook. E não é preciso nenhuma extensão, hack ou outro método criminoso. 

Ao abrir uma foto de um amigo, o site irá exibir a imagem no modo “theater” (no qual ela fica sobreposta às imagens do álbum); basta apenas clicar e arrastar imagem para as abas do seu navegador. A foto é aberta em nova aba, com um código terminado em “.jpg”. Esse endereço é diferente do URL padrão do Facebook, e não passa por nenhuma autenticação – em outras palavras, se um usuário tiver acesso às fotos de outra pessoa, não é necessário que esse segundo seja amigo do dono original das imagens. 

“Meu ponto de vista é que isso facilita a divulgação das fotos. As pessoas são tão inocentes que acham que, ao proteger as imagenss, outros não podem compartilhar”, diz Nelson Novaes Neto, pesquisador e especialista em segurança. “Postar foto na web é como fazer xixi na piscina: não dá para tirar, e não há rastreabilidade”, brincou. 

Compartilhar uma foto protegida de um colega no Facebook não é propriamente uma invasão do sistema. Todas as imagens postadas, quando são exibidas, possuem botão para Download. Entretanto, ao simplesmente arrastar a imagem para as abas do browser, o envio de fotos privadas fica muito mais prático, principalmente para troca de links em um programa de mensagens instantâneas – ou até mesmo no próprio chat da rede.

De acordo com o especialista, a questão é ainda mais complexa: nos dias de hoje, fica difícil não participar da maior rede social do mundo, porém é preciso redobrar o cuidado na hora de compartilhar imagens, mesmo que para um grupo restrito. “Ao postar algo, a informação foge do controle. E não existe uma bala de prata; na rua, você é fotografado, mas na rede social é você que publica”, diz o especialista. 

Neto, por fim,  alerta novamente os usuários de que as maior arma contra exposição indesejada é o bom senso, e não simplesmente confiar nas configurações de privacidade. “Qual a diferença entre enviar uma foto pública ou privada hoje em dia? Pense muito bem antes de postar uma imagem, em como você quer ser visto”, conclui. 

Até o fechamento da matéria, a assessoria do Facebook ainda não havia se pronunciado, pois precisava de “um posicionamento da central, que fica nos EUA” a respeito da falha.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2012/01/17/truque-simples-no-facebook-permite-compartilhar-ate-suas-fotos-privadas/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *