Vitrines virtuais que permitem compra pelo celular chegam ao Brasil - Asplan Sistemas

Vitrines virtuais que permitem compra pelo celular chegam ao Brasil


Varejistas brasileiros lançam painéis virtuais em aeroporto e shopping.
Compra é feita ao posicionar o celular em frente ao código do produto.

Vitrines virtuais que simulam prateleiras de supermercado estão
chegando ao Brasil. Colocadas em locais públicos de grande circulação,
os painéis mostram as imagens dos produtos com um código de barras. Ao
posicionar o celular em frente ao código, o consumidor é direcionado à
loja virtual da empresa, onde o item é adicionado a sua compra. O
pagamento é feito por cartão de crédito no próprio celular e os produtos
são entregues em casa horas depois.

No início de julho, o supermercado Pão de Açúcar lançou uma vitrine com
mais de 300 itens no Shopping Cidade Jardim, na capital paulista. Em
setembro de 2011, no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, o
Submarino colocou painéis virtuais na sala de embarque com produtos como
livros e eletrônicos.

A tecnologia usada não é novidade. As imagens dos produtos carregam um
código de barras chamado QR code, que pode ser identificado pela maioria
dos celulares com câmera fotográfica para redirecionar o acesso ao site
da loja. A inovação das vitrines está na aplicação desses códigos.

Vitrine virtual do P?o de A??car no Shopping Cidade Jardim, na capital paulista (Foto: Laura Brentano/G1)Vitrine virtual do Pão de Açúcar no Shopping Cidade Jardim, na capital paulista (Foto: Laura Brentano/G1)

O Pão de Açúcar abriu os olhos para a tendência depois que a Tesco,
terceira maior varejista do mundo, lançou vitrines virtuais em metrôs e
estações de ônibus na Coreia do Sul, em 2011. “Já tínhamos alguns
facilitadores para viabilizar o projeto, como o aplicativo de
e-commerce. Tivemos apenas que adaptá-los para a leitura dos códigos. Só
ligamos os pontos e procuramos um bom espaço para o lançamento”,
explica Andréa Dietrich, gerente de marketing digital do Grupo Pão de
Açúcar. Segundo a executiva, a vitrine é uma opção para locais onde não é
possível colocar uma loja física. O painel seria um “aperitivo” das
ofertas encontradas no Pão de Açúcar.

Um dos pain?is do Submarino do aeroporto Santos Dumont vende livros por meio dos QR codes (Foto: Divulga??o)Um dos painéis do Submarino do aeroporto
Santos Dumont vende livros por meio dos
QR codes (Foto: Divulgação)

Já o aeroporto Santos Dumont foi escolhido pelo Submarino pela boa
conexão à internet (3G e Wi-Fi) e por ser um lugar onde as pessoas se
sentem confortáveis para usar seus smartphones. Nas salas de embarque, a
varejista colocou painéis com produtos que variam de acordo com a
estratégia de cada marca, mas sempre com foco em lançamentos. Há painéis
que vendem eletrônicos, como câmeras digitais, filmadoras, notebooks e
tablets, e outras vitrines focadas em livros, CDs e DVDs. Todos os itens
possuem um QR code.

Presente há 15 anos no e-commerce, o Pão de Açúcar lançou os aplicativos de venda on-line em 2010, para Android e iPhone.
Para fazer as compras na vitrine, o usuário deve baixar o programa no
celular e posicionar a câmera do aparelho em frente ao código do produto
escolhido. No caso do Submarino, o usuário deve ter apenas um celular
com acesso à internet e um aplicativo leitor de QR code. O pagamento é
feito no próprio celular por meio de um cadastro na loja virtual do Pão
de Açúcar e do Submarino.

“Eu posso comprar pelo aplicativo do Pão de Açúcar em qualquer lugar do
mundo. Mas a vitrine virtual tem um apelo visual muito forte”, opina o
publicitário Renato Fabiano Gosling, que testou a iniciativa há três
semanas. “Eu treino em uma academia perto do shopping. Vi o projeto
funcionando e, por trabalhar com tecnologia, resolvi testar. Fiz uma
compra de frutas e uma caixa de 12 águas de coco. Acho que esses itens
são os mais vendidos no comércio eletrônico: peso e volume”, acrescenta
Gosling. “Acredito que a vitrine complementa o aplicativo”.

Para fazer a compra, usu?rio deve baixar aplicativo e posicionar celular em frente ao c?digo do item desejado (Foto: Laura Brentano/G1)Para fazer a compra, usuário deve baixar
aplicativo e posicionar celular em frente ao
código do item (Foto: Laura Brentano/G1)

Para Terence Reis, diretor de operações do Grupo Mobi, responsável pelo
projeto do Pão de Açúcar, as simulações de prateleiras também lembram o
usuário que existe uma loja on-line. “A vitrine é uma nova forma de
ativação da compra pelo celular”. Segundo Reis, o QR code é um reflexo
da popularização dos smartphones. Além da vitrine virtual, os códigos
bidimensionais também estão presentes nas lojas físicas. Com o celular
em mãos, é possível usar os QR codes em produtos para comparar preços,
por exemplo.

Diferente do código de barras tradicional, que usa um número de linhas
limitado, o QR code cruza as linhas com as barrinhas verticais e permite
que um software especializado leia isso. “A ação padrão do QR code
funciona assim: ao fazer a leitura, o código direciona o acesso para um
site móvel, onde há mais informações”, explica. “A tendência é encontrar
esse tipo de link em produtos que leva para mais informações sobre
aquele item ou que permite sua venda. As pessoas conseguem ter acesso a
mais informações pelo celular. Então, é importante que eu esteja ali
provendo essa informação primeiro”, completa.

Como funciona

1 – Baixar o aplicativo no celular e se cadastrar no site da loja virtual.

2 – Acessar o aplicativo e clicar em botão que abre câmera para a leitura do QR code.

3 – Posicionar a câmera em frente ao código e aguardar alguns segundos.

4 – Aplicativo vai reconhecer o código e abrir uma página com informações do produto.

5 – Adicionar o item ao carrinho de compras e continuar a escolha dos produtos.

6 – Após finalizar a seleção, indicar o prazo de entrega e fazer o pagamento da compra.

Na primeira semana de uso da vitrine virtual, o Pão de Açúcar registrou
um incremento de 70% no volume de downloads do aplicativo. A companhia
também teve um aumento de 50% nos pedidos feitos pela plataforma iPhone
no mês de julho em comparação com junho.

“Um dos grandes objetivos da ação era reforçar o pilar de inovação do
Pão de Açúcar, e isso foi bastante disseminado. As vendas e os pedidos
estavam em segundo plano. Queríamos testar o formato. Estamos
trabalhando com futuro e tendências e nos preparando para esses próximos
movimentos do mercado”, explica Andréa.

Segundo a executiva, a companhia agora estuda outros locais com
aderência do público do Pão de Açúcar e que dão conveniência e
praticidade ao consumidor. “Todas essas análises estão sendo vistas:
sinal de celular disponível, grande circulação de pessoas, etc. Além de
shoppings, há outras infinidades de oportunidades, como grandes empresas
e aeroportos”, acrescenta.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/08/vitrines-virtuais-que-permitem-compra-pelo-celular-chegam-ao-brasil.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *