WhatsApp adota criptografia para proteger mensagens em trânsito - Asplan Sistemas

WhatsApp adota criptografia para proteger mensagens em trânsito

Uma ferramenta que evita que as mensagens enviadas pelo aplicativo WhatsApp sejam espionadas foi anunciada na terça-feira (18) por empresas vinculadas ao setor. Apoiado por Edward Snowden, o projeto criptografa todo o conteúdo trocado pelo app enquanto ele viaja pela internet.

A empresa Open Whisper Systems anunciou uma aliança com o Facebook, dono do WhatsApp, com a finalidade de usar um protocolo de textos seguros (TextSecure) para codificar mensagens em trânsito e escondê-las de olhares indiscretos. O WhatsApp confirmou o anúncio à agência France Presse, mas se recusou a fazer mais comentários.

“O WhatsApp merece enormes elogios por dedicar um tempo considerável e um esforço a este projeto”, indicou a Open Whisper Systems em nota publicada em um blog. “Embora estejamos ainda no começo desta implementação, achamos que isto já representa o maior desenvolvimento da comunicação criptografada na história”.

O TextSecure é ativado automaticamente, pois está incluído por padrão na versão mais recente do WhatsApp para smartphones Android, onde são trocados bilhões de mensagens todos os dias, informou a Open Whisper.

De acordo com a Open Whisper, “o co-fundador do WhatsApp, Brian Acton, e a equipe de engenheiros do WhatsApp trabalharam incrivelmente nisto”.

Ao participar da conferência South By Southwest, no começo deste ano, Edward Snowden, ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), apoiou as ferramentas de criptografia criadas pela Open Whisper.

Snowden se conectou à conferência pela internet da Rússia, onde segue refugiado após vazar informações sobre a vigilância em nível mundial por parte da NSA.

Em outubro, o Facebook completou a compra por US$ 22 bilhões do aplicativo para celulares WhatsApp, usada por 600 milhões de pessoas.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/11/whatsapp-adota-criptografia-para-proteger-mensagens-em-transito.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *