Workshops esclarecem geração da ECF no Sistema Asplan - Asplan Sistemas

Workshops esclarecem geração da ECF no Sistema Asplan

As empresas que em breve  passarão a emitir a Escrituração Contábil – Fiscal,   tiraram  suas dúvidas  em Workshop realizado no auditório da Asplan nesta terça-feira (25/08), a exemplo do ocorrido  nos últimos dias 12 e 20, quando foram demonstrados pela equipe da empresa detalhes sobre a parametrização do seu sistema e a geração do documento eletrônico  de acordo com a nova obrigação.

No evento,  o coordenador de projetos da empresa, André Ferreira, iniciou o encontro apontando as mudanças no tratamento dos dados relacionados à DIPJ e ao e-LALUR, e como isso aumentará a responsabilidade das empresas contábeis perante o fisco.

“A fiscalização terá acesso a informações muito mais ricas e armazenará o histórico das obrigações, o que permitirá a conferência mais amarrada e ampliará o cruzamento de dados do contribuinte”, explicou.

Em seguida, Ferreira e a consultora Andreia Martins exploraram detalhadamente a interface do sistema da Asplan, respondendo aos questionamentos do público à medida em que iam surgindo indagações relacionadas à operacionalização da ECF.

Sob este aspecto, foram mostradas as causas de inconsistências recorrentes na parametrização do plano de contas referencial, bem como as medidas a serem tomadas para solucionar eventuais problemas neste campo.

Ferreira destacou ainda as funcionalidades do Asplan Vivo, recurso que permite identificar todas as alterações passíveis de inconsistência na ferramenta e notificá-las por e-mail para os gestores das áreas envolvidas na geração do ECF.

“Se depois de fazer o encerramento da contabilidade, algum analista reabrir a movimentação sem comunicar a ninguém, é disparado um e-mail com a data e o horário em que as alterações foram feitas e o nome de quem as realizou”, exemplificou ele, ressaltando que a ativação desse dispositivo é feita somente via consultoria.

Ao final do Workshop, foi entregue um material com os detalhes das parametrizações para consulta no dia a dia das empresas.

Novo conceito

A ECF é a mais nova obrigação imposta pelo governo para ampliar a presença do fisco dentro das empresas. Ela substitui a DIPJ e tem seu prazo de entrega já no próximo dia 30 de setembro, referente ao ano-calendário 2014.

São obrigadas a preencher a ECF todas as pessoas jurídicas, inclusive imunes e isentas, tributadas pelos regimes de lucro real, presumido e arbitrado.
Para o responsável da área comercial da Asplan, Peterson Almeida, este caminho adotado pelo fisco reforça a necessidade de os profissionais e empresas da contabilidade assumirem posições estratégias nas organizações, ao fornecer subsídios para as tomadas de decisão e garantir o envio de informações consistentes ao governo.

“Precisamos aprimorar ao máximo a qualidade da informação vinda do cliente e saber operacionalizá-la no sistema, o que tomará mais tempo do contador e o colocará diante de uma nova realidade, ao mesmo tempo em que aumenta a sua responsabilidade”, analisou.

Repercussão

“Um evento como esse é importante para podermos nos adequar ao que osistema oferece e, assim, gerar as informações com maiores precisão e segurança. Por ser o primeiro ano da ECF, requer-se uma série de ajustes no primeiro momento, mas do segundo ano em diante deve entrar no piloto automático”.
Paulo Roberto Giglioli, da Adcenter Contabilidade Empresarial


“Sou da área de TI e fazemos pré-suporte antes de passar as informações para a Asplan e, por isso, precisava conhecer melhor o sistema e as rotinas. é interessante poder ter esse feedback mais rápido por meio do evento e conversar com outras empresas que estão passando por esta nova realidade. A questão do Asplan Vivo achei interessante e vamos entrar em contato para ter acesso a essa novidade”.
Vanessa Portírio, da RN Contadores Associados


“Viemos entender mais a ECF e o assunto que estamos com problema no dia a dia foi debatido aqui, com solução prevista para breve. Foi bom para vermos que muitas empresas estão no mesmo barco e buscando soluções para as inconsistências que vão surgindo no dia a dia”.
Abner da Rosa, da São Vicente Contabilidade

“Tínhamos algumas dúvidas em relação às parametrizações e algumas inconsistências que vinham dando no plano de contas, e o evento ajudou bastante quanto a isso”.
Ione Manuely, da São Vicente Contabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *