A segurança nas transações eletrônicas utilizando a internet tem sido uma das maiores preocupações dos gerentes financeiros, de controladoria e de contabilidade. A certificação digital está aí para garantir que você esteja em um ambiente seguro e protegido de fraudes.
Atualmente, a maioria das transações feitas entre empresas, de organizações com os bancos e de companhias com os órgãos governamentais são feitas utilizando a rede mundial de computadores. As pessoas físicas também são usuárias assíduas da web para a realização de pagamentos, compras e envio de dados sigilosos, por exemplo.
O objetivo deste post é explicar o que é um certificado digital, suas funções, vantagens, tipos e como fazer a sua aquisição. Confira a sua importância para a sua garantia, tranquilidade e sucesso de seu negócio!
Conceito de certificação digital
Certificação digital é uma assinatura eletrônica que permite as transações eletrônicas serem feitas asseguradas de confiabilidade, integridade e autenticidade. Ela evita que alterações e interceptações ocorram, trazendo adulteração no conteúdo trafegado.
É a garantia de que a informação que saiu de determinado computador chegue ao seu destino de maneira íntegra, preservando e autenticando o seu remetente.
Tipos de certificação
Existe uma gama de tipo de certificados digitais para uso específico, mas citaremos os três mais comuns e suas características:
e-CPF:
Identificação pessoal, exclusiva para pessoas físicas.
e-CNPJ
Identificação empresarial, vinculada a um CNPJ e emitida para o representante legal da empresa. É imprescindível para o envio dos dados fiscais e contábeis para os órgãos governamentais.
e-NFe
Utilizado para a emissão e armazenamento de notas fiscais eletrônicas.
Funções
Com a certificação digital pode-se enviar, consultar e retificar as suas informações, como nos exemplos abaixo:
- pessoas físicas: acessar o eSocial e o eCAC da Receita Federal;
- pessoas jurídicas: assinar as escriturações contábil e fiscal (SPED); realizar transações com a Receita Federal e a Previdência Social; enviar e retificar dados no CAGED; consultar as intimações relativas à DCTF; impressão do DARF; operar o Siscomex; entre outros.
As vantagens
As principais vantagens da utilização da certificação digital são: agilidade, redução de custos e segurança.
Anteriormente, alguns procedimentos exigiam a presença física do representante da empresa nos órgãos governamentais. Além disso, demandavam uma série de documentos autenticados.
Com o emprego da certificação digital tudo isso pode ser feito remotamente, com segurança e rapidez, diminuindo o tempo gasto e o custo com deslocamentos desnecessários.
Aquisição do certificado digital
A obtenção da certificação digital é feita por meio de uma autoridade certificadora (AC). No Brasil, as autoridades certificadoras são subordinadas ao ICP Brasil — Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira — que monitora a emissão dos certificados. Por sua vez, as políticas do ICP Brasil são mantidas e determinadas pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação — ITI —, autarquia federal instituída em 2001.
As autoridades certificadoras são entidades, públicas ou privadas, encarregadas de emitir, distribuir, renovar, cancelar e gerenciar os certificados digitais. Há uma série de autoridades certificadoras habilitadas no mercado. Faça a sua escolha!
E você, ficou com alguma dúvida sobre a certificação digital? Aproveite para nos dizer sua pergunta ou contar sua experiência por meio dos comentários!