Gestão Financeira

3 dicas para melhorar a gestão financeira da empresa

No Brasil, mais de 20% das empresas com até 2 anos de funcionamento são extintas, segundo pesquisa do Sebrae apresentada neste relatório. O estudo não apresentou informações acerca dos motivos da mortalidade dessas empresas, contudo, é possível inferir que uma gestão financeira ruim contribui diretamente para esses números.

Não quer entrar nessa estatística? Este artigo apresenta 3 dicas para ajudar sua empresa a melhorar os processos de administração do dinheiro e se manter ativa no mercado. Confira!

1. Mantenha-se atualizado sobre gestão de negócios

Alguns conhecimentos de negócios são conquistados no cotidiano do trabalho, na forma de experiência adquirida pelos gestores. Contudo, buscar aprender sobre técnicas e ferramentas para melhorar o processo de decisão dentro da empresa é fundamental.

Decisões financeiras tomadas com base no instinto já não funcionam como antigamente, pois o mercado atual é muito mais competitivo. Ferramentas de gestão financeira são hoje essenciais para evitar desperdícios e ajudar empresas a atingir melhores resultados.

A internet é uma grande facilitadora para encontrar esses conhecimentos. Você pode pesquisar em páginas de negócios e cursos livres sobre o assunto.

2. Elabore um planejamento estratégico e financeiro

Para que uma empresa possa chegar onde deseja, primeiro é preciso saber qual é esse lugar aonde se deseja chegar. Ou seja, antes é preciso identificar e tornar claro a missão da empresa e os objetivos estratégicos do negócio.

A ferramenta utilizada para isso é o planejamento estratégico, que também engloba a gestão financeira. O plano deve conceber objetivos globais de investimentos, gastos e faturamento no âmbito estratégico; metas de otimização de custos e geração de receita por setores e áreas no espectro tático; e redução de desperdícios e aumento de eficiência em tarefas específicas no contexto operacional.

É bastante válido transformar um plano composto por palavras em números e prazos, de modo a criar metas menores que conduzam à missão da empresa.

3. Empregue um sistema de gestão financeira na empresa

As informações financeiras de uma empresa podem compreender um grande volume de dados. Isso dificulta bastante a realização do trabalho manual, sobretudo em relação a custos elevados com pessoal para tratar esses dados.

Assim, adotar sistemas computadorizados para administrar as finanças empresariais parece bem mais inteligente. Os sistemas atuais oferecem ferramentas integradas para gestão financeira sob diversos aspectos, como: administrar contas a pagar e a receber, elaborar orçamentos, organizar estoque e compras, faturamento de vendas e etc.

Além disso, a computação em nuvem permite acessar o sistema de qualquer lugar e de qualquer dispositivo autorizado, mesmo fora do ambiente físico da empresa. Outras facilidades dessa tecnologia para a gestão financeira são o menor custo de armazenamento, a segurança da informação e a proteção contra perda por meio de backups distribuídos em vários servidores.

Esse artigo mostrou como você pode adotar medidas práticas no cotidiano da sua empresa para melhorar a administração dos recursos financeiros. Estudar e manter-se atualizado sobre o assunto garante o emprego de melhores ferramentas para fundamentar a tomada de decisão. A criação de um planejamento estratégico define objetos empresariais e metas para gestores e áreas com o fim de cumprir a missão da empresa. Por fim, a utilização de um sistema eletrônico de controle facilita e reduz os custos e dificuldades do dia a dia do setor de finanças.

Gostou das dicas para melhorar a gestão financeira em sua empresa? Agora, para difundir esse importante conhecimento, compartilhe o artigo nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *