Sistema Contábil

Entenda como um sistema contábil integrado auxilia tomada de decisão do financeiro

Você acha que o seu setor financeiro é tão eficiente quanto poderia ser? Se você é um profissional que busca crescimento e visibilidade para a sua empresa, sabe que sempre há espaço para melhorar.

O sistema contábil integrado pode ser a solução para dar esse novo passo, proporcionando o aumento dos lucros, controle e análise de dados, além de uma gestão mais assertiva das finanças.

Neste artigo, vamos discutir um pouco sobre o que é essa solução e como ela pode transformar o seu controle financeiro, dando mais armas para tomar as decisões certas para o futuro da empresa.

O que é um sistema contábil integrado

Antes de falarmos com mais detalhes sobre as vantagens estratégicas, é bom contextualizar um pouco essa ferramenta. O sistema contábil é um software de gestão integrado na categoria dos ERPs, que centralizam e facilitam o controle financeiro e toda a movimentação de bens e valores em qualquer tipo de empresa.

Existem opções universais para a implementação do sistema contábil, mas investir em uma solução integrada é a melhor forma de garantir que o software esteja otimizado ao máximo para lidar com o seu tipo de negócio.

Ou seja, o sistema contábil é uma ferramenta de análise, controle e estratégia para as finanças da empresa, além da função básica de entrega de obrigações e relatórios exigidos por lei. É uma forma poderosa que pode transformar o seu trabalho e aumentar a produtividade do seu setor.

As vantagens de implementar a tecnologia na sua empresa

Mas como esse software beneficia um negócio na prática? A implementação de um sistema contábil traz uma série de vantagens para garantir uma operação mais enxuta e processos otimizados. Veja alguns exemplos de como a solução pode beneficiar a sua empresa:

Integração de todos os setores

Principalmente, o sistema contábil é uma solução que pode centralizar todos os dados financeiros que são coletados na empresa, seja em produção, logística, vendas ou qualquer outra fonte de receita e despesa, além dos bens existentes.

Um dos grandes desafios em um negócio pouco integrado é que informações relevantes podem passar desapercebidas em uma tomada de decisão. Ou então, são coletadas usando metodologias diferentes por várias pessoas, o que dificulta a medição de indicadores e comparativos de performance.

Um software ERP elimina esse problema colocando todos os dados em um único sistema, adequando tudo em parâmetros unificados e facilitando a visualização macro das finanças.

Desburocratização de processos manuais

Essa unificação na coleta e disposição de dados ajuda o gerente financeiro a desburocratizar todos os processos que envolvem o controle dos recursos e das despesas.

A palavra-chave nesse caso é automação. Um sistema contábil pode ser customizado de acordo com a sua necessidade para fazer coleta e análise de dados de forma automatizada. Verificações, comparação entre valores divergentes, cálculo de despesas fixas e variáveis, tudo isso pode ser feito em segundos por meio de um software especializado.

Decisões financeiras precisam cada vez mais de velocidade e o sistema contábil tira esse peso das suas costas. Tentar coletar e controlar informações de forma manual pode se tornar em pouco tempo um luxo que nenhuma empresa terá.

Redução de custos operacionais

A agilidade nos processos cria também outro excelente efeito colateral: uma redução significativa nos custos de operação. Sem perder tempo com rotinas dispensáveis, você e sua equipe ganham mais tempo para realizarem outras funções mais importantes ou mais estratégicas.

A redução dos gastos operacionais está diretamente ligada ao aumento de produtividade. Não é à toa que um dos ditados mais antigos no mundo corporativo diz que tempo é dinheiro. Um sistema contábil, por automatizar e centralizar processos, pode ser responsável por uma operação mais enxuta em curtíssimo prazo.

Maior controle de dados financeiros

Mais do que qualquer coisa, um software ERP voltado para a contabilidade permite que o gerente financeiro tenha um controle que seria impossível nos processos manuais.

Por exemplo, o responsável pelas finanças pode segmentar valores de acordo com fontes, datas ou até por cliente. Ele também pode ser notificado à distância sobre informações importantes, como reabertura de balancetes ou estouros de caixa.

Em um só sistema o gerente visualiza todos os aspectos financeiros de uma gestão completa, desde a folha de pagamento, passando por gestão de fornecedores até os indicadores de venda. Quanto maior a disponibilidade desses dados, mais fácil fica controlar receitas, despesas e relações comerciais.

Utilização estratégica de dados financeiros

Todas essas vantagens tornam o setor financeiro da empresa ainda mais estratégico. Com um sistema contábil customizado é possível criar previsões de mercado, projetar margens de lucro e se preparar para qualquer fase do mercado.

Por mais que o crescimento de um negócio esteja nas mãos de quem planeja serviços, encontra soluções boas para o público e se comunica com ele pelo marketing, todas essas ações são baseadas nos recursos disponíveis e na perspectiva de ganho futuro.

Portanto, ser um gerente financeiro é manter o coração da empresa batendo. Um software contábil bem implementado é a solução perfeita para facilitar esse trabalho e ainda ter espaço na agenda para traçar um novo caminho de crescimento.

Como essas vantagens ajudam na tomada de decisões financeiras

Estratégia, redução de custos, controle, automação: essas são todas características de uma gestão focada em planejamento e decisões para o futuro.

Muito do rumo de uma empresa está nas mãos de boas escolhas e apostas com risco calculado. Mas como calcular esse risco se você não tem todas as variáveis resolvidas?

O software para contabilidade é a solução que lhe dá essa base. O gerente financeiro tem mais tempo para se dedicar a um pensamento estratégico com a automação de processos, tem mais controle na manipulação dos dados para encontrar uma resposta às perguntas difíceis e pode aplicar suas decisões com mais rapidez em todos os setores da empresa.

Ou seja, o sistema contábil integrado é uma nova forma de poder para lidar com a saúde financeira da sua empresa. Ele tira do gerente a necessidade de lidar com rotinas maçantes de coleta para se preocupar apenas com análise, planejamento e tomadas de decisões mais assertivas.

É desse tipo de ferramenta que você sente falta na sua empresa? Então que tal entrar em contato com a Asplan? Nós temos soluções contábeis customizáveis que podem se adequar perfeitamente às suas necessidades como gerente financeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *