Saiba Como Fazer A Reducao De Custos De Projeto No Terceiro Setor.jpeg

Saiba como fazer a redução de custos de projeto no terceiro setor

Reduzir custos é uma das principais preocupações das empresas e, no terceiro setor, essa é uma preocupação ainda mais relevante, já que os recursos são obtidos por meio de captação, sem uma fonte fixa.

Com isso, fazer a redução de custos de projeto no terceiro setor passa a ser ainda mais importante e merece atenção especial.

Além de permitir que os projetos sejam executados de forma transparente e com resultados melhores, reduzir os custos diminui a dificuldade de execução por falta de recursos e facilita que ele atinja seus objetivos sociais.

Explicamos agora como são organizados os custos do terceiro setor e também trazemos algumas dicas para realizar a redução de custos de projetos. Confira!

Entenda como são organizados os custos do terceiro setor

A organização de custos no terceiro setor tem grandes semelhanças com a organização privada. Nesse sentido, é possível definir que os custos são diferentes das despesas, já que, quando falamos de custos, estamos tratando do preço pago por um bem, direito ou serviço.

Já as despesas são os gastos decorrentes do uso de bens e serviços realizados com objetivo de gerar receita. Nesse sentido, o fluxo de caixa do terceiro setor apresenta custos fixos e variáveis, que mudam de acordo com o projeto executado.

Aprenda a fazer redução de custos de projeto no terceiro setor

Explicada a organização de custos no terceiro setor, é interessante também conhecer alguns métodos de redução de custos que podem ser utilizados de forma eficiente. Confira agora!

Leve os custos em consideração desde o planejamento e captação de recursos

Para que os custos não excedam os recursos disponíveis e inviabilizem o projeto a ser executado, é importante que o planejamento e a captação de recursos leve em consideração quais os custos envolvidos, para que sejam captados recursos suficientes e aplicados de forma planejada ao longo da execução.

Elimine o uso de papéis e outros materiais descartáveis

Eliminar o uso de papéis de impressão e outros materiais descartáveis substituíveis também é uma ótima forma de reduzir custos e de garantir os resultados, além de tornar os projetos mais ecologicamente corretos.

Crie procedimentos contábeis para controle de custos

É importante também que os custos tenham procedimentos contábeis definidos para serem acompanhados e geridos com cuidado, garantindo sua execução e transparência na prestação de contas.

Adote um sistema de gestão financeira

Também pode ser interessante para as instituições do terceiro setor a adoção de um sistema especializado em gestão financeira. Com ele, é possível reduzir os custos ao diminuir o tempo necessário para a organização financeira — como aquele dedicado à criação e organização de planilhas de gastos e recebimentos, além de facilitar o processo de prestação de contas da entidade.

Como é possível perceber, a gestão financeira dentro de um projeto do terceiro setor tem alguns elementos que a diferenciam das empresas privadas tradicionais, como a gestão dos recursos e prestação de contas, mas as boas práticas de gestão financeira e redução de custo são similares e podem ser aplicadas com eficiência.

Além de auxiliar na execução eficiente dos projetos, a redução de custos de projeto no terceiro setor também torna o projeto mais transparente e garante sua finalidade social. Com isso, é possível desenvolver o plano estratégico de forma a garantir os resultados esperados.

O que você achou de entender melhor como realizar a redução de custos de projeto no terceiro setor? Para se manter atualizado e ficar por dentro de todas as novidades e informações, assine agora nossa newsletter e as receba em primeira mão diretamente em seu e-mail.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *