5 ataques cibernéticos no setor financeiro e como se proteger

20 maio

5 ataques cibernéticos no setor financeiro e como se proteger

O seu setor financeiro está realmente protegido contra ataques cibernéticos? Eles podem ser altamente prejudiciais para as suas operações do dia a dia.

Ataques cibernéticos acontecem quando criminosos conseguem acesso não autorizado a dados ou à infraestrutura das empresas. Como resultado, essas informações são perdidas e os processos do negócio são negativamente afetados.

Ser vítima de ataques cibernéticos danifica seriamente as finanças de uma empresa. Portanto, é fundamental sempre contar com todos os esforços possíveis para minimizar as chances desses problemas ocorrerem. Felizmente, existem cada vez mais soluções inteligentes que ajudam nisso.

Para você se familiarizar com o tema, confira a seguir quais são os 5 principais tipos de ataques cibernéticos, como eles funcionam e as suas consequências para os negócios.

1. Roubo de dados

Os dados da sua empresa estão entre os ativos mais valiosos dela. Portanto, a possibilidade de roubo de dados é algo que deve exigir o máximo da sua atenção.

Isso ocorre quando invasores conseguem acessar informações sigilosas, que vão desde segredos comerciais até dados de clientes. Além de poder dar origem a consequências legais, esse tipo de ocorrência também é altamente prejudicial para a confiança da sua empresa no mercado.

2. Phishing

O phishing é um dos tipos de ataques cibernéticos que buscam enganar os seus funcionários ou clientes para obter dados deles de forma criminosa.

Esse processo envolve o envio de mensagens ou a construção de versões falsas do seu site para fazer com que o público insira dados como credenciais ou informações de pagamento imaginando ser páginas legítimas. Isso exige uma atuação altamente proativa para evitar que cada vez mais pessoas caiam nesse golpe.

3. Malware e ransomware

Malware e ransomware são softwares infectados por vírus que se espalham primariamente pela internet ou mídias físicas, podendo danificar os sistemas da sua empresa e roubar dados deles.

Em alguns casos, essas ameaças criptografam as suas informações e exigem um pagamento de resgate para destravar os seus dados.

4. DDoS

Um site que sai do ar pode representar uma quantidade considerável de negócios perdidos. É por isso que o DDoS é um dos tipos de ataques cibernéticos mais letais, já que consiste em sobrecarregar o seu servidor a partir de acessos em excesso.

Esse é um tipo de ataque direcionado que afeta não apenas a sua empresa, mas também qualquer pessoa que queira usar a sua infraestrutura online. Para se proteger contra ele, é possível contar com uma estrutura dedicada a combater ataques DDoS, além de um servidor robusto.

5. Ataques de injeção de código

Os ataques de injeção de código acontecem quando há vulnerabilidades no seu site ou aplicativo que invasores podem aproveitar para executar seus próprios scripts, quase sempre contendo ações criminosas. Como resultado, podem roubar seus dados e dos seus clientes.

Tais vulnerabilidades podem surgir por qualquer motivo, seja por uma infraestrutura atualizada ou falhas recém-descobertas. Isso reforça a importância de sempre manter a sua estrutura de segurança atualizada.

Ao entender como os ataques cibernéticos afetam o seu setor financeiro, é possível se proteger contra as suas consequências e atuar de forma mais segura junto às suas equipes e clientes. Lembre-se de que novas ameaças podem surgir todos os dias, o que exige uma infraestrutura preparada e continuamente atualizada para manter as suas informações bem guardadas.

Quais desses tipos de ataques cibernéticos você já conhecia e estão no seu radar? Deixe um comentário contando a sua vivência.