Se você tem o costume de acompanhar as notícias e tendências do meio empresarial, certamente já ouviu falar em ações de endomarketing. Mas você sabe por que essas ações são indispensáveis para a sua empresa e quais são as principais práticas que as organizações podem executar nesse sentido? Tudo isso será explicado nos parágrafos a seguir.
No entanto, é necessário que, primeiramente, você entenda o que é, de fato, o endomarketing. Vamos lá?
O que é o endomarketing?
É comum que as pessoas interpretem o termo endomarketing como sinônimo de comunicação interna, o que não é verdade. A comunicação interna é o conjunto de ações realizadas para manter o público interno de uma empresa bem informado, como atualizar murais, fazer uso da TV corporativa e da intranet, entre tantas outras.
O endomarketing, por sua vez, vai mais além e tem como propósito contribuir para que seja criada uma cultura de engajamento na empresa, de modo que os colaboradores se sintam parte do todo e, assim, realizem as suas tarefas com mais qualidade, produtividade e comprometimento.
Isso não quer dizer que a comunicação interna e o endomarketing não possam andar juntos. Ambos possuem características similares e podem se complementar em ações conjuntas nas empresas.
3 exemplos de ações de endomarketing que podem ser implantadas na sua empresa
Para que você tenha algumas ideias de como desenvolver o endomarketing na sua empresa, listamos 3 exemplos de ações que podem ser implantadas. Todas elas têm como base os estudos de Wilson Cerqueira, um dos principais e mais renomados estudiosos da área.
1. Encontros de conscientização
A ideia dessa ação é promover encontros ou palestras para explicar os valores básicos da cultura da empresa, com o objetivo de consolidar esses princípios em cada membro da equipe.
Podem participar como palestrantes pessoas que façam parte da direção, chefias intermediárias e formadores de opinião, explicando a importância do trabalho de cada um dos colaboradores para a empresa.
2. Programas de aprendizagem e conhecimento
É importante que as empresas invistam na qualificação de seus funcionários. Por esse motivo, apostar em programas de aprendizagem e conhecimento é uma boa ideia para que os colaboradores se sintam motivados.
Você pode desenvolver ações como a criação de uma biblioteca coletiva na empresa e também firmar parcerias com escolas técnicas e faculdades para oferecer aos funcionários da sua empresa bolsas de estudos ou descontos em cursos.
3. Eventos motivacionais
Aproveitar as datas comemorativas como o Natal, a Páscoa, entre outras, pode ser uma oportunidade para motivar os colaboradores da sua empresa. É importante também incluir as famílias dos funcionários nesses eventos.
Em uma festa de final de ano, por exemplo, podem ser planejados ações para toda a família, como entrega de brinquedos e atrações recreativas para as crianças, oficinas de maquiagem para as mulheres e massagens terapêuticas para os adultos em geral.
Agora que você já conseguiu entender melhor o que são ações de endomarketing, que tal colocá-las em prática na sua empresa? Você também pode compartilhar este artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas informações.