Você sabe como se proteger de golpes da internet e evitar prejuízos para sua empresa? Este é um ponto delicado para muitos gestores, que ainda estão receosas de passarem por problemas desta natureza. Por isso separamos 4 dicas para te proteger de golpes na internet.
Para você ter dimensão da importância de estar atento para isso, golpes virtuais fizeram mais de 150 milhões de vítimas em 2021, incluindo empresas. Por isso, é importante tomar as medidas necessárias para evitar complicações.
Confira a seguir as 4 principais dicas sobre o assunto. Boa leitura.
1. Informe-se em locais de referência
Infelizmente estamos vendo um aumento nos tipos de ataques e golpes na internet, seja quantitativamente, seja também nas variações de problemas. Por isso, manter-se atualizado tem sido fundamental para evitar favorecer os cibercriminosos.
Mas como conhecer novos tipos de golpes? Mantenha-se atualizado em locais de referência, ou seja, em sites e blogs especializados sobre segurança da informação.
2. Conte com um bom antivírus e filtro de phishing
Muitas vezes, a tentativa de fraude tem por objetivo chegar a uma vulnerabilidade e afetar a parte interna da empresa. Assim, um bom antivírus consegue realizar uma camada importante de proteção para ações dessa natureza.
Além disso, outro ponto que costuma trazer problemas com golpes e fraudes são as tentativas de phishing. Ter um filtro que é constantemente atualizado, garantindo alta eficiência, evita que seus colaboradores possam, desavisadamente, caírem no golpe.
3. Utilize a verificação em duas etapas
Uma dos mecanismos de realização de golpes na internet é, justamente, obtendo acesso aos dados legítimos e passando-se pela sua organização para aplicar golpes em seus clientes e prejudicando sua empresa.
Um golpe que tem sido recorrente é a clonagem do Whatsapp, no qual cibercriminosos conseguem ter acesso ao seu número e, assim, utilizar a sua conta do Whatsapp. Contudo, uma forma de impedir isso é por meio da verificação em duas etapas.
Com isso, é possível que você seja sinalizado no momento em que tentarem ter o acesso à sua conta, além de impedir que a obtenção da conta aconteça. Para potencializar ainda mais a proteção, é importante inserir um pin para a conta, adicionando uma camada extra de proteção.
4. Treine seus colaboradores
As fraudes ocorrem, muitas vezes, por falhas humanas, ou seja, quando eles exploram uma vulnerabilidade existente no conhecimento dos seus colaboradores. Por exemplo, o envio de um e-mail idêntico ao de um fornecedor pode fazer com que um funcionário forneça dados sensíveis da sua empresa para terceiros.
Se eles forem treinados para identificar as comunicações verdadeiras de terceiros, minimiza-se as chances de problemas e, assim, protege sua empresa de cibercrimes.
Por isso, é importante que, ao descobrir novos tipos de golpes, você traga especialistas para treinar as pessoas para prepará-las para lidar com as situações.
Agora que você sabe como se proteger de golpes na internet, é hora de aplicar a primeira dica: continuar se atualizando sobre o assunto e evitar cair em uma tentativa de fraude que não conhecia.
Para isso, assine nossa newsletter e acompanhe todas as dicas e informações exclusivas que vamos levar até você!