Os novos recursos do sistema Asplan para automação de processos repetitivos foram demonstrados na última quinta-feira (23-03) durante workshop realizado no auditório da Asplan.
Antes o usuário pedia a execução de uma determinada operação e a aguardava ficar pronta. Agora, ele pode se dedicar a outra tarefa enquanto a rotina se processa automaticamente. “Com isso se libera o usuário para a realização de atividades mais nobres”, resume o diretor da empresa, Fernando Alcazar.
Segundo ele, as principais rotinas passaram a rodar em segundo plano, ficando disponíveis conforme agendamento. “Um processo que poderia levar até uma hora hoje se conclui em segundos”, explica o executivo.
Um exemplo marcante das novas funcionalidades é o fechamento fiscal, que possui um mapa e vários outros relatórios e guias a serem entregues ao cliente. Ao invés de entrar no sistema e pedir a geração individual, basta indicar o mês e a empresa, deixando tudo parametrizado. “Quem faz a liberação é o sistema, não mais o usuário”, acrescenta Alcazar.
Outro avanço na automatização atinge a importação de notas fiscais de entrada, conhecido gargalo dos escritórios contábeis junto aos seus clientes.
Para resolver esse problema, o Asplan vai até o servidor da Receita Federal e resgata todas as NFs emitidas para determinada empresa. “Se o cliente faz uma compra e é emitida uma nota para ele, em cinco minutos o documento aparece no nosso sistema”, exemplifica Fernando.
A exemplo de outras rotinas, no lugar de quatro ou cinco passos para buscar a informação só é necessária a configuração uma única vez, informando o que quer importar e com qual frequência. Feito isso, a informação passa a fluir automaticamente.
Aceitação
“Eles vieram firmes e mudaram bastante o conceito de automatização de tudo que já haviam feito neste campo”, comentava após o workshop José Paz, da A.D. Assessoria e Serviços Contábeis. Para ele, as novidades trazem a real perspectiva de redução do trabalho no escritório.
Percepção semelhante era a de Eduardo Ribeiro, da CLM Controler. “A Asplan sempre pensa em melhorar os processos dentro da empresa contábil e por isso é um excelente parceiro”, assegura. “Essa parametrização, a forma de enviarmos e recebermos arquivos automaticamente, melhora muito os processos dentro do escritório”, acrescenta.
Para Abner Arruda, da São Vicente Contabilidade, também despertou interessante a ferramenta que automatiza processos. “Vou passar para os responsáveis da empresa analisar”, diz ele, diante das características do sistema que acompanhou atentamente durante a apresentação.