O endomarketing é uma estratégia cada vez mais utilizada pelas empresas. Com ele, é possível manter os profissionais mais informados, alinhados e comprometidos com os resultados desejados. Isso beneficia toda a companhia, em seus diversos níveis e áreas.
Sabemos da importância desse assunto e, por isso, criamos um conteúdo especialmente para você. Continue lendo e entenda o que é endomarketing, sua relação com o turnover e como aplicá-lo em sua empresa. Boa leitura!
Afinal, o que é endomarketing?
Por muitos anos, os gestores investiam em marketing como uma forma de engajar os clientes nas decisões de compra, mas isso tem mudado. Hoje, o marketing também possui foco no ambiente interno da empresa, a prova disso é o endomarketing.
Para ficar claro, é possível considerá-lo como um conjunto de ações estratégicas com foco no público interno da organização, especialmente em seus colaboradores. Seu principal objetivo é manter os funcionários alinhados e motivados na busca pelos resultados.
A Fiat, fabricante de carros italiana, tem um excelente exemplo de marketing interno. Nela, os primeiros testes-drive dos lançamentos são realizados pelos colaboradores — uma demonstração de valorização da mão de obra.
Seus benefícios e relação com o Turnover
O Turnover é um dos principais indicadores de RH, sua função é definir o percentual de funcionários que deixaram a empresa em determinado período. Quando elevado, representa perda de talentos, além de dinheiro com rescisões trabalhistas.
Muitos gestores tentam evitar a saída dos funcionários com salários competitivos e benefícios complementares, mas apenas isso não é suficiente. Atualmente, é preciso demonstrar que aprecia e valoriza os profissionais — aí o endomarketing tem um papel crucial.
O marketing interno também contribui para motivar os funcionários e transformá-los em verdadeiros promotores da marca, que falam bem para seus amigos e familiares da empresa onde atuam. Com isso, a companhia obtém uma série de outros benefícios.
Como aplicar o endomarketing à empresa
A estratégia de endomarketing pode variar bastante de acordo com cada negócio, mas é preciso considerar três principais momentos: o planejamento do que será feito, a execução e mensuração dos resultados alcançados. Separamos algumas dicas para te ajudar:
- melhore o processo interno de comunicação: lembre-se que para manter os profissionais informados é preciso implementar canais que facilitem o diálogo;
- mantenha os profissionais capacitados: especialmente quanto ao uso do sistema da empresa e processos diários. Assim, além de motivá-los, é possível mantê-los competentes para exercer suas atividades;
- comemore datas especiais: essa é uma ótima forma de criar um clima organizacional agradável, além de promover um melhor relacionamento interpessoal;
- reconheça e recompense pelos resultados: dessa forma irá demonstrar que observa o que a equipe faz de bom dentro do estabelecimento, e não apenas suas falhas;
- divulgue bons exemplos: mencione bons exemplos (resultados alcançados, novas ideias, iniciativas, etc.) nas reuniões com os colaboradores ou em murais de recados.
Veja, ao aplicar essas dicas conseguirá iniciar uma ação de endomarkeing, mas será preciso de um bom planejamento e persistência para desenvolvê-la. Com isso, conseguirá mitigar o turnover da empresa e garantir profissionais mais felizes e fiéis à marca.
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