Só quem já perdeu informações corporativas importantes sabe o quanto é necessário ter uma cópia de segurança dos arquivos da empresa. Dito isso, muitas organizações têm o hábito de realizar backup de dados periodicamente, como medida para evitar riscos.
Neste conteúdo, mostraremos de forma simplificada o que é backup de dados, como funciona, quais as principais maneiras de realizar o processo e qual a sua importância para a segurança do negócio. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!
O que é backup de dados?
Com o crescente número de informações sendo geradas dentro e fora das empresas, o armazenamento de arquivos, números e todo tipo de dados corporativos se tornou imprescindível. Dado o contexto, o backup é uma cópia de segurança desses dados, seja em servidores virtuais na Cloud Computing, seja em dispositivos físicos, como pendrives ou HDs externos.
Basicamente, consiste na recuperação das informações para que os sistemas sejam restaurados em caso de perda dos arquivos originais, ou em situações de acidentes com os equipamentos.
Como funciona o backup de dados?
Existem diferentes formas de realizar um backup de dados, isto é, ele pode ser feito manualmente ou automaticamente. No primeiro caso, é preciso que cada informação seja salva em um dispositivo, o que além de não ser prático, também não é muito seguro. Já no segundo caso, utiliza-se um software integrado à nuvem para que o processo seja feito de modo automático.
Para as empresas, o backup de dados automático é a opção mais recomendada, pois é muito mais ágil e livre de riscos de perda, caso alguém se esqueça de salvar determinado arquivo, sem mencionar o alto nível de segurança contra extravios ou perdas por danos aos equipamentos.
Qual a importância para minha empresa?
Agora que você já sabe o que é e como funciona, mostraremos os principais motivos pelos quais essa prática é considerada indispensável nas organizações. Entre as vantagens que essa medida pode proporcionar, podemos citar:
- segurança dos documentos digitais;
- proteção de senhas;
- proteção dos dados corporativos;
- acesso à informação em qualquer hora e em todo lugar.
Como fazer backup de dados?
Existem diferentes formas de fazer backup de dados para garantir a segurança das informações corporativas. Por muitos anos, as empresas utilizavam dispositivos físicos e armazenavam seus dados localmente, por meio de HDs externos, pendrives e, até mesmo, em estruturas complexas, conhecidas como Data Centers.
Com o avanço da digitalização da informação, as organizações podem contar com ferramentas avançadas e soluções modernas para o armazenamento. Entre elas, servidores em nuvem, nos quais os arquivos corporativos são salvos na internet e ficam acessíveis a qualquer hora e em todo lugar.
Como você viu neste conteúdo, o hábito de realizar backup de dados na empresa é cada vez mais comum em organizações ligadas à transformação digital. Embora ainda seja possível realizar o processo manualmente, é muito recomendado que o armazenamento das informações corporativas seja feito por meio de servidores ligados à nuvem.
Você tem alguma experiência ou dúvida? Então, aproveite para deixar o seu comentário ou entre em contato para saber mais!