Saber como emitir o certificado digital é uma tarefa muito importante para o empreendedor moderno, visto que esse simples dispositivo tem sido um verdadeiro aliado em tempos de transformação digital e relações comerciais remotas.
De forma resumida, o certificado digital é um validador de transações financeiras e operacionais realizadas no ambiente virtual, servindo tanto para pessoa jurídica quanto física. Ele é usado para assinar contratos, cumprir com obrigações contábeis, autenticar arquivos virtuais e autorizar operações realizadas pela internet, poupando tempo e modernizando processos sem que seja preciso abrir mão da segurança.
Basicamente, é um documento virtual indispensável nos dias em que vivemos. Por isso, preparamos este conteúdo para que conheça o passo a passo sobre como emitir certificado digital. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!
Passo 1: escolha a Autoridade de Registro (AR)
Autoridade Registradora (AR) trata-se de uma entidade autorizada a emitir os diferentes tipos de certificado digital. É muito importante escolher um emissor devidamente autorizado, caso contrário, o documento virtual não terá validade.
A Asplan, além de ser uma empresa totalmente habilitada a emitir certificado digital, tanto pelo processo presencial quanto 100% remoto, é uma das melhores fornecedoras de softwares contábeis do mercado.
O preço do certificado e as formas de pagamento deverão variar de acordo com a AC escolhida. Lembrando que o valor pode variar de acordo com o tipo de documento escolhido.
Passo 2: reúna toda a documentação necessária
Após escolher a sua AC, será preciso validar o certificado digital diretamente no site ou sistema por meio de uma série de documentos. Se o procedimento for realizado remotamente, você deverá escanear ou tirar fotos de toda a documentação para enviá-la à Autoridade Certificadora.
Geralmente, os documentos necessários são:
- CPF;
- RG;
- cartão funcional da empresa ou instituição em que trabalha ou Carteira profissional de atribuição;
- comprovante de endereço emitido no máximo há três meses da data em que a solicitação do certificado foi realizada;
- se for estrangeiro, passaporte vigente ou Identidade de Estrangeiro (CIE);
- título de eleitor;
- Cadastro Específico do INSS;
- PIS/PASEP.
Passo 3: instale o sistema
Como você já deve saber, o certificado digital é um arquivo de formato virtual que deverá ser baixado em seu dispositivo móvel ou computador. Assim sendo, após a validação dos documentos, é preciso fazer o download do software instalador para que o certificado digital seja reconhecido, independentemente do tipo de certificado (cartão, Nuvem ou modelo token).
A nossa recomendação é que você emita o certificado digital com a Asplan, que é uma Autoridade de Registro. Feito isso, você já pode usar o certificado digital para validar transações jurídicas e financeiras diretamente do ambiente virtual com garantia total de segurança e eficiência.
Como você pôde conferir, o procedimento para emitir certificado digital é muito simples. Basta separar todos os documentos necessários, escolher uma Autoridade Certificadora de confiança e um bom software para gerenciar o documento.
Quer receber todas as dicas, conteúdos informativos e novidades interessantes que a Asplan compartilha no blog? Então, assine a nossa newsletter para receber todas as nossas postagens diretamente em seu e-mail!