Aprenda a diminuir a inadimplência de clientes

26 ago

Aprenda a diminuir a inadimplência de clientes

A inadimplência de clientes é um problema que afeta tanto o caixa da empresa como a situação financeira e a saúde mental dos consumidores com dívidas. Por isso, toda organização precisa adotar alguns padrões de comportamento para minimizar os prejuízos e melhorar o relacionamento com as pessoas.

Isso passa pela adoção da tecnologia de ponta, mas também por alguns ajustes em relação à política de cobrança, como o oferecimento de meios diversificados de pagamento, a implementação de uma régua de cobrança, entre outras medidas.

Neste post, mostraremos alguns meios de diminuir a inadimplência de clientes. Também mostraremos a melhor opção do mercado para auxiliar as empresas. Confira!

Ofereça diferentes opções de negociação

Hoje, é possível diversificar as formas de pagamento para que o cliente se adeque e evite se endividar ainda mais. Por isso, disponibilize diversos meios para evitar a inadimplência e prejuízos para o negócio. Você pode oferecer as seguintes opções:

  • pagamento recorrente;
  • Pix;
  • cartão de débito;
  • cartão de crédito;
  • boleto;
  • débito automático;
  • entre outros meios menos difundidos, como a carteira virtual.

Inclusive, os pagamentos programados de forma recorrente e débito automático são muito eficientes e evitam que o cliente esqueça da dívida.

Disponibilize benefícios aos bons pagadores

Disponibilize vantagens para os clientes mais regulares, de forma que eles sejam recompensados pelo bom comportamento financeiro e para que os inadimplentes se inspirem nesse exemplo.

Aliás, pegando o gancho do que falamos no último tópico, essa vantagem pode ser oferecida para aquelas pessoas que optem pelo débito automático e pelo pagamento recorrente, meios que dificultam o esquecimento e a inadimplência.

Outras formas de premiar os bons pagadores é oferecer descontos e promoções nas compras seguintes. Também é possível criar grupos de clientes especiais, com vantagens exclusivas e que possam trocar pontos por mais descontos e benefícios.

Crie um bom relacionamento com seus clientes

Muitas vezes, o cliente não se sente muito motivado a pagar as suas dívidas porque ele sente que o relacionamento com a empresa é frio e distante — como se a companhia só enxergasse como mais um número em um cadastro. Por isso, é muito importante investir em um bom relacionamento com ele.

Assim, o empreendimento evita que esse cliente perca a percepção de valor que ele tem da organização e estimula a retenção. Esse relacionamento pode ser fortalecido por meio do envio de conteúdos úteis e pela realização de contatos frequentes.

Outro modo de tornar o relacionamento mais próximo é oferecer diferentes meios de negociação, personalizados e conforme as possibilidades do consumidor. O importante é marcar presença na vida do cliente e mostrar-se útil e disponível para ele.

Faça uso de lembretes

Outro ótimo modo de reduzir a inadimplência é adotar uma régua de cobrança, isto é, lembretes recorrentes. Com esse instrumento, será possível criar uma trajetória para as parcelas serem cobradas de forma sistemática, com ações padronizadas e que evitem que os consumidores esqueçam as datas para pagar.

Isso pode ser feito por meio de lembretes enviados pelos seguintes meios:

  • SMS;
  • telefone;
  • e-mail;
  • WhatsApp;
  • mensagem Push;
  • entre outras formas, segundo a sua estratégia comercial.

Além disso, o aviso de vencimento pode ser enviado alguns dias antes da data e depois dela, para que o cliente não arque com altas taxas de juros. Isso ajuda o consumidor a se programar melhor e evitar a inadimplência.

Tenha uma gestão de cobrança eficiente

Qual é o atual comportamento da sua empresa em relação aos clientes inadimplentes? Vocês simplesmente enviam os boletos e mais nada? E se o cliente não pagar na data, a organização envia o seu nome para os serviços de cobrança, sem qualquer contato prévio?

É importante entender que nem todo cliente inadimplente é igual ao outro. Alguns poderiam estar com as cobranças em dia se a empresa oferecesse opções mais personalizadas, por exemplo.

Nesse sentido, além de adotar a régua de cobrança, é essencial oferecer opções de personalização do débito, conforme o comportamento de cada cliente. Quem atrasou apenas um mês pode receber uma comunicação diferente daqueles que devem mais meses.

A gestão de cobrança deve ser realizada de acordo com cada caso. Uma mensagem que deixe o cliente aflito, algo como “Cobrança extrajudicial prestes a acontecer” ou a ameaça de protesto judicial devem ser feitas apenas depois de contatos prévios, com profissionais que tentem entender a situação atual do consumidor.

Adote um cadastro organizado

Essa dica é especial para empresas que querem evitar ao máximo aqueles clientes com um amplo histórico de inadimplência. Por isso, adote um cadastro de clientes, que possa ser atualizado e organizado diariamente. Nele, será possível acompanhar as últimas transações com esses consumidores.

Assim, será bem mais fácil identificar os consumidores que têm mais dificuldades de pagar suas dívidas em dia e determinar prazos diferenciados para eles ou restringir alguns tipos de compras, como aquelas que oferecem um parcelamento muito longo ou com valores altos.

Esse cadastro também serve para outro tipo de cliente: aqueles que têm um histórico de quitar suas dívidas com regularidade e que sempre tiveram um bom relacionamento com a empresa. Desse modo, esse registro é uma maneira versátil de manter informações relevantes.

Invista em automação

Atualmente, toda empresa pode contar com sistemas de gestão para automatizar e controlar as cobranças, assim como outras tecnologias que ajudam a mapear as dívidas e oferecer opções personalizadas, tanto para os gestores das empresas como para os clientes.

Um exemplo de tecnologia nesse sentido é o Asplan 360. A plataforma tem uma funcionalidade que ajuda os gestores a controlarem toda a carteira de cobrança e crédito de clientes. Com isso, será possível:

  • gerar análise de acordo com a situação de cada cliente;
  • mapear os tipos de cobrança (por vencimento ou natureza de receitas);
  • gerar arquivos para integrarem as soluções de instituições financeiras, por meio do padrão CNAB.

Além disso, a solução digital é capaz de emitir os boletos bancários e o processo de cobrança padrão CNAB por meio da configuração dos arquivos de transação bancária.

Em termos de automação de tarefas, a plataforma conta com um critério automático de rateio das receitas, realizando a configuração dos níveis de rateio, englobando centro de custos, sub-centro de custos, códigos analíticos e grupos de receitas.

Como vimos no post, a inadimplência de clientes é um problema sério tanto para as empresas (que deixam de receber um dinheiro que pode fazer falta no caixa) e para os consumidores, que podem perder algumas noites de sono pensando nas dívidas. Nesse sentido, adotar uma tecnologia de ponta, melhorar a régua de cobrança e fortalecer o relacionamento com quem tem parcelas a pagar é fundamental.

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