O Brasil é considerado um país que cobra altas taxas tributárias das empresas, tanto em quantidade de alíquotas quando em percentual a pagar. São tantas obrigações fiscais que o risco de atraso de impostos é constante. Por isso, não podemos contar com a boa memória ou com as anotações em agendas e planilhas criadas por nós.
O objetivo deste artigo é mostrar como gerentes financeiros, contadores e administradores podem criar rotinas por meio de ferramentas de gestão para não atrasar a geração de impostos e evitar perdas monetárias. Acompanhe!
Quais são os principais impostos para empresas?
Os impostos e a maneira de serem pagos variam de acordo com a atividade e o tipo de faturamento da empresa. Basicamente, são sete os principais:
- Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS);
- Programa de Integração Social (PIS/Pasep);
- Previdência Social (INSS);
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
- Imposto sobre a Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS);
- Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ);
- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Quais os riscos do atraso de impostos?
O atraso no pagamento dos impostos gera acréscimos financeiros previstos em lei. Podemos considerar que são prejuízos para o caixa da empresa. São cobranças com mecanismos próprios. Saiba quais são eles:
- juros e multas: a contagem inicia-se a partir do primeiro dia útil posterior ao vencimento. Os percentuais podem variar de acordo com o estado ou município;
- exclusão do Simples Nacional: empresas que se enquadram nesse regime podem ser retiradas dessa opção, após notificação;
- dívida ativa: após os prazos estipulados, o atraso provoca o cadastro da empresa nessa modalidade de cobrança que utiliza meios administrativos e judiciais para o recebimento;
- negativação de créditos: a empresa é cadastrada nos órgãos de proteção ao crédito e fica impossibilitada de conseguir financiamentos e empréstimos; a consequência disso é a de impossibilitar o investimento em máquinas e equipamentos.
Qual ferramenta usar para evitar atraso de impostos?
A ferramenta principal para evitar o atraso de impostos dentro das organizações é a tecnologia. Os softwares desenvolvidos para gerenciamento de tarefas são soluções práticas e confiáveis elaboradas para auxiliar as empresas em suas rotinas administrativas.
Entretanto, é importante adquirir esses recursos somente em fornecedores de confiança e com experiência comprovada. A Asplan, empresa com mais de 30 anos no mercado, trabalha e apoia os gestores e empreendedores, oferecendo soluções de ERP, consultoria contábil entre outros. Saiba quais as vantagens que ela oferece em seus sistemas:
- gestão corporativa e contábil integrada;
- otimização da comunicação para evitar gargalos;
- padronização dos processos operacionais;
- velocidade no processamento de dados;
- ampliação do controle de qualidade;
- redução de custos no processo de informações;
- segurança no armazenamento de dados;
- atendimento personalizado online.
O atraso de impostos traz somente impactos negativos para as empresas, portanto, evite ser penalizado por isso. Sabemos que a rotina de trabalho dos gerentes das organizações é sobrecarregada de tarefas. No entanto, o esquecimento ou o desconhecimento não é justificativa para descumprir as obrigações contábeis. Use os benefícios da tecnologia a seu favor e busque ajuda com especialistas.
Ficou interessado com o assunto? Receba conteúdos atualizados e exclusivos como este, diretamente na sua caixa postal. Assine a nossa newsletter.