Como funciona o uso do certificado digital para a entrega do REINF?

29 jun

Como funciona o uso do certificado digital para a entrega do REINF?

A escrituração fiscal em nosso país exige uma série de conhecimentos e informações importantes, visando tornar eficiente a entrega da documentação exigida pelas normas regulamentares no Brasil.

Com isso, surge a necessidade de a empresa se adaptar às novas ferramentas de escrituração, como no caso do uso de certificado digital para a entrega do REINF.

O uso do certificado digital visa tornar a entrega do REINF mais ágil, segura e eficiente. Como esse é um elemento importante na escrituração fiscal das empresas, é interessante entender como ele funciona e quais são as vantagens de seu uso, para que sua empresa possa se adequar e aplicá-lo corretamente.

Explicamos agora o que é e para que serve o REINF, como utilizar o certificado digital em sua entrega e quais as vantagens do uso deste tipo de certificação. Confira abaixo!

O que é e para que serve o REINF?

Quando falamos de REINF, estamos falando do módulo de Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-REINF), que faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Esse sistema é usado por pessoas físicas e jurídicas para processos de escrituração fiscal.

Ele foi desenvolvido para facilitar o processo de escrituração fiscal das empresas, em situações em que existe a retenção de impostos e de outras informações de caráter fiscal para empresas que realizam contribuição previdenciária por meio de substituição de pagamento dos tributos.

Em um primeiro momento, o REINF substituirá as informações anteriormente contidas em outras obrigações acessórias, mas também abre espaço para que outras obrigações acessórias sejam substituídas, como GFIP, DIRF, RAIS e CAGED.

Como utilizar o Certificado Digital para a entrega do Reinf?

O certificado digital é uma ferramenta importante para o acesso do sistema de escrituração e também para a assinatura de entrega de documentos exigidos pelo governo.

Por isso, seu uso na entrega do REINF é um dos elementos importantes para que esse processo seja realizado de forma correta.

Como utilizar?

Para a utilização do certificado digital, é necessário que o contribuinte solicite uma chave de acesso a ser adquirida em representantes de certificação, permitindo que ele possa acessar o sistema online e realizar os processos necessários para entrega, assim como assinar documentos digitalmente.

Quem é responsável pelo uso?

Tanto o contribuinte quanto responsáveis por procuração, como contadores ou gestores, podem utilizá-lo. O MEI, que não é obrigado, também pode usar a ferramenta para sua segurança.

Quem é obrigado a utilizar?

Todas as pessoas jurídicas que estão elencadas na legislação vigente, excetuando-se os microempreendedores individuais, que podem contar com a ferramenta voluntariamente. Para o REINF, as empresas obrigadas a entregá-lo devem usar certificação digital.

Quais as vantagens do uso do certificado digital?

Vale destacar os benefícios do uso do certificado digital, como a agilidade no processo de certificação e assinatura digital, a garantia de maior segurança nos procedimentos e também a facilidade de acesso por meio deste. Explicamos detalhadamente abaixo!

Agilidade no processo

O uso do certificado digital torna os processos de entrega e assinatura de documentos mais ágil e prático, já que garante segurança e validade dos mesmos. Além disso, como o certificado digital é obrigatório para o REINF, esse processo torna a escrituração fiscal mais ágil e prática.

Garantia de segurança

Utilizar o certificado digital torna a entrega dos documentos e do REINF mais segura, garantindo não somente o acesso, mas também a autenticidade das informações e da validação dos documentos enviados e recebidos.

Facilidade de acesso

Por último, vale evidenciar que o certificado digital permite acesso facilitado para as pessoas autorizadas a utilizá-lo, já que dispensa alguns dos elementos exigidos anteriormente para esse tipo de acesso, usando sistemas eletrônicos para oferecer a autenticação de acesso.

Como você pode perceber, o uso do certificado digital facilita o processo de escrituração fiscal e o torna mais simples e seguro para sua empresa.

Além disso, como esse é um elemento requerido para o processo de agora em diante, é interessante buscar orientação para adotá-lo em sua empresa.

O que você achou de entender melhor como funciona o uso do certificado digital para a entrega do REINF e as vantagens de seu uso? Para não perder nenhum conteúdo novo, nos acompanhe no Facebook, Twitter e LinkedIn. Até a próxima