Todo e qualquer empreendimento, independentemente do segmento ou do tamanho, busca inovar para conseguir uma vantagem competitiva que se sobressaia dos seus concorrentes de mercado. E essa competitividade é o principal fator dos desafios que as empresas enfrentam no seu cotidiano.
Nesse sentido, com o intuito de alavancar o negócio em meio a um ambiente extremamente disputado, surgem os certificados digitais como forma de solução tecnológica de extrema eficiência.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo que explicará tudo sobre o assunto. Então, não deixe de ler até o final para não perder nenhuma parte essencial!
O que é competitividade de mercado?
Sabemos que nenhuma empresa está sozinha no mercado — para cada segmento de atuação, existe, no mínimo, um concorrente. Por isso, empreendedores disputam consumidores, além de estarem constantemente buscando melhorar o produto ou serviço para que se destaquem. Devido a esse fator, surge, assim, o conceito de competitividade do mercado.
Infelizmente, muitas empresas, principalmente as de pequeno porte, não se preocupam em investir em uma vantagem competitiva para garantir o sucesso do empreendimento. Na maioria das vezes, a crença de acharem que basta estar inserido no mercado com um bom produto é suficiente — justificando o fracasso de muitos negócios.
Portanto, estar atento às mudanças do mercado e buscar sempre inovar, principalmente por meio da tecnologia, é um grande passo para conseguir se destacar e alavancar o empreendimento.
Qual a importância da tecnologia para o sucesso da empresa?
Com o avanço da tecnologia, o uso de recursos tecnológicos tornou-se algo essencial e indispensável para que qualquer empresa consiga sobreviver em um mercado tão competitivo.
Nesse sentido, os certificados digitais são ferramentas que garantem a segurança de informações e documentos. O principal objetivo desse recurso é analisar a autenticidade de informações declaradas por empresas ou pessoas físicas, bem como proteger dados que são transferidos via internet.
Como uma grande vantagem competitiva para a empresa, essa ferramenta pode ser utilizada com duas finalidades:
- e-CPF: utilizado por pessoas físicas para declarar, por exemplo, imposto de renda;
- e-CNPJ: muito usado por pessoas jurídicas para a emissão de notas fiscais eletrônicas.
Quais os benefícios dos certificados digitais?
Os certificados digitais permitem realizar operações corriqueiras de forma segura, sigilosa e muito mais rápida. Graças a ele, processos como assinatura de documentos fiscais, por exemplo, podem ser realizados rapidamente, necessitando apenas de um computador com acesso à internet.
Com o uso do certificado, qualquer contribuinte pode ter acesso à base de dados junto à Receita Federal. Por exemplo, caso queira, o empreendedor pode verificar o extrato da declaração de Imposto de Renda da empresa, sem precisar sair de casa.
Outro grande benefício é que, por ser uma prática regulamentada pela lei brasileira, todas as operações online possuem validade jurídica, além de ser zelada a privacidade de todos os processos e informações transitadas por meio dos certificados, garantindo total segurança.
E então, leitor? Gostou de conhecer um pouco mais sobre como os certificados digitais podem ser uma grande vantagem competitiva para a empresa? Então não deixe de assinar nossa newsletter e ficar por dentro dos melhores conteúdos que preparamos para você!