Equipe Engajada

Quer ter uma equipe engajada? Veja 6 dicas!

Você sabe qual a importância de ter uma equipe engajada em sua empresa? Manter seus colaboradores envolvidos e motivados evita a contaminação do ambiente de trabalho, além de reduzir o turnover da empresa.

Afinal, funcionários que só reclamam acabam custando caro para seu negócio. Por isso, cada vez mais os gestores têm se preocupado em manter o engajamento de suas equipes.

Por isso, neste post vamos apresentar 6 dicas de como você pode ter uma equipe engajada, diminuindo a quantidade de reclamações e promovendo um melhor clima organizacional. Confira!

1. Ajude sua equipe a lidar de modo positivo com os problemas

Nem tudo sai do jeito que a gente quer na vida, e isso vale também para nossas tarefas de trabalho. Sempre encontraremos problemas para lidar, que podem ser desde conflitos com colegas ou superiores até o computador que não para de travar.

Existem duas maneiras básicas de encarar situações desafiadoras. Algumas pessoas com menos “espírito esportivo” acabam sofrendo mais com os efeitos de eventos negativos. Já quem foca suas energias em formas de reverter o cenário que não está bom, consegue lidar de uma maneira mais leve com o que está acontecendo.

Sendo assim, a dica para os gestores é que ajudem sua equipe a lidar de modo positivo com os problemas. Por conta disso, é fundamental auxiliar seus colaboradores a reclamarem menos e a serem mais proativos para buscarem soluções, além de incentivá-los a gerir seu tempo da melhor maneira possível.

Procure trazer segurança para o seu time, dando o exemplo de atitudes que você espera que eles tenham. Lembre-se que você é um espelho para seus funcionários. Portanto, os seus próprios atos acabam refletindo no comportamento de todos que são liderados por você.

Seja o tipo de líder que está sempre aberto a fazer perguntas e pedir conselhos. Dessa forma, você cria uma relação de confiança com a sua equipe. Isso impacta diretamente em menos insatisfação e, consequentemente, menos reclamações no ambiente de trabalho.

Não se esqueça de recompensar o bom desempenho dos seus colaboradores. Afinal, quando um trabalhador se sente valorizado, ele é estimulado cada vez mais a buscar melhores resultados ao invés de só reclamar, sem procurar uma solução para os entraves que aparecem.

2. Estabeleça metas e recompensas

Uma maneira muito eficaz de motivar o seu time de colaboradores é estabelecendo pequenas metas a serem cumpridas. Dessa forma, o funcionário sente mais vontade de partir para a próxima vitória a cada conquista alcançada.

Uma boa forma de comunicar as metas é por meio de um quadro afixado na sede da organização, para que elas fiquem visíveis à toda a equipe. Lembre-se também de definir as recompensas de cada meta que estabelecida. Isso, com certeza, ajuda muito na motivação de todos os envolvidos.

3. Incentive o diálogo

Incentivar o diálogo está muito além de apenas distribuir algumas caixas de sugestões ao redor da empresa. É preciso estimular de verdade essa prática, principalmente para os funcionários novos, que acabam não se sentindo muito à vontade para emitir suas opiniões.

Portanto, é fundamental que a empresa busque as melhores opções de canais de comunicação que realmente funcionem para o seu modelo de negócio. Claro que a caixa de sugestões, tanto física como online, ainda é uma boa alternativa, mas esse não deve ser o único foco.

Nossa dica é que os gestores procurem realizar reuniões individuais frequentes com cada colaborador. Ao se reunir com o funcionário, indicamos que ele seja estimulado a contar como se sente em relação ao trabalho, bem como dar sua opinião sobre melhorias que podem ser realizadas.

O diálogo é indispensável para manter sua equipe engajada. Afinal, para resolver um problema, você precisa saber que ele existe. E um gestor só terá conhecimento de determinado problema em seu setor se o seu funcionário contar para ele o que está acontecendo.

4. Proporcione momentos de descontração

O engajamento de uma equipe não se faz apenas tomando ações voltadas para as questões profissionais. Também é indicado que momentos de descontração sejam proporcionados aos funcionários. Dessa forma, eles são estimulados a conversarem sobre assuntos fora do trabalho.

Uma ótima ideia é organizar happy hours, almoços ou qualquer tipo de evento para lembrar de comemorar os aniversários do mês. O melhor momento para essas ocasiões informais é realiza-las no final do expediente. Assim, todo mundo pode participar pelo menos brevemente do evento.

Outra dica é que os funcionários não sejam envolvidos na organização desses momentos, a não ser que algum colaborador se ofereça ou demonstre interesse. É fundamental que o evento seja encarado como um momento de descontração e não mais uma atividade de trabalho.

Para incentivar ainda mais a interação entre todos os membros da equipe, faça convites divertidos para serem enviados, pesquise sobre opções de cardápios originais e alternativas de entretenimento.

5. Comunique e não apenas informe

Lembre-se sempre que comunicar é muito mais do que apenas informar. De nada adianta seus funcionários receberem emails comunicando as próximas ações a serem tomadas pela empresa, se eles não estiverem envolvidos ou pelo menos opinarem e conversarem sobre o assunto. Nesse contexto, ações de endomarketing são muito bem vindas.

Caso a equipe de vendas tenha fechado um grande contrato, por exemplo, é importante informar a todos sobre essa conquista. Mas não é só isso! Da mesma forma que você investe na comunicação com o cliente, pense também na comunicação interna. Com certeza, isso agrega muito valor!

Sabemos que a tecnologia pode ser uma grande aliada na comunicação dentro de um negócio, com toda praticidade que ela oferece. Entretanto, as pessoas ainda gostam muito de conversar. Por isso, incentivar a comunicação verbal dentro da sua empresa também é uma ótima ideia para manter sua equipe engajada.

6. Ofereça treinamentos individuais ou em grupo

Procure oferecer as ferramentas certas para o crescimento pessoal dos seus funcionários. Para aumentar o engajamento da sua equipe, a chave é conquistar a lealdade dos seus colaboradores.

Uma maneira eficaz de fazer com que sua equipe seja leal é investir no crescimento técnico deles, por meio de treinamentos individuais ou em grupo. Assim, eles são capazes de produzir melhores resultados e, ao mesmo tempo, se sentem valorizados dentro da empresa.

Todos ganham com uma equipe engajada, entrosada e motivada. Os colaboradores tornam-se mais envolvidos com a empresa e suas atividades e, por consequência, a produtividade e os resultados tendem a melhorar.

Agora que você já conhece as principais dicas para manter uma equipe engajada, entenda como a tecnologia é fundamental para o crescimento da organização e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *